publicidade
04/09/17
Adotar pequenas atitudes no ambiente profissional pode ajudar a evitar ou diminuir sintomas mais comuns do estresse e ansiedade (Foto ilustrativa: Pixabay)
Adotar pequenas atitudes no ambiente profissional pode ajudar a evitar ou diminuir sintomas mais comuns do estresse e ansiedade (Foto ilustrativa: Pixabay)

Saiba como se livrar do estresse no trabalho com 4 dicas simples

04 / set
Publicado por Cinthya Leite em Bem-estar - 04/09/2017 às 10:28

Nada melhor do que começar a semana acabando com maus hábitos para otimizar nossa rotina e melhorar assim a qualidade de vida. E, por falar em rotina, uma das áreas que causam mais estresse é a profissional. Por isso, adotar pequenas atitudes no ambiente profissional pode ajudar a evitar ou diminuir sintomas mais comuns, como a ansiedade, e até os mais graves, como a depressão.

Leia também:
» Confira 10 alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse
» “Insegurança nas cidades aumenta estresse e ansiedade, que são fator de risco para depressão”, diz psiquiatra
» Depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, diz OMS
» Expressão não verbal ajuda a diagnosticar a depressão, aponta pesquisa

A gestora de carreiras Madalena Feliciano elencou quatro dicas fáceis que ajudarão a tornar o dia mais produtivo e amenizar situações estressantes. Confira:

1. Entre em um bom ritmo logo cedo

“Ao acordar, reserve cinco minutos para você levantar e se alongar, sempre que puder. Escolha sua trilha sonora e garanta o bom humor para o dia. A música tem o poder de transformar os sentimentos, por pior que seja o seu dia. Ouvir uma música de que você gosta pode ajudar a aumentar o foco e a concentração no trabalho, e, além disso, deixa o clima mais leve”, exalta Madalena.

2.Tenha postura ao trabalhar

“Ao chegar no escritório, confira se a sua cadeira está na posição correta antes de começar a trabalhar – a melhor postura é com os joelhos formando um ângulo de 90 graus e os pés inteiros apoiados no chão. Os braços e ombros devem ficar relaxados quando você usa o teclado. Com o passar das horas, policie-se para manter as costas retas e o corpo virado para a frente. Evite sentar sobre uma das pernas, pois isso reduz a circulação e pode chegar a dar dores”, explica.

3. Faça pequenos intervalos

“Os olhos e a mente precisam de descanso, por isso, de hora em hora, levante-se e alongue o corpo novamente, ande pelo escritório, converse com um colega brevemente e abstraia um pouco, antes de voltar às suas atividades. Distrair-se é preciso. Ler alguma matéria interessante, por exemplo, não irá afetar o seu desempenho. Só é preciso ter bom senso e não deixar o trabalho em segundo plano. Parar alguns minutos de manhã e à tarde ajudam a tornar o trabalho menos estressante”, aconselha a coach.

4. Faça lanchinhos

“Tenha sempre na sua mesa alguns lanches saudáveis para não ficar com muita fome entre as refeições principais – frutas, barrinhas de cereais, iogurte e sanduíches naturais são boas pedidas. Além de não precisar interromper o trabalho, a comida libera hormônios que causam bem-estar. Ainda sobre a alimentação, o ideal é não comer nada muito pesado no almoço, para evitar o sono e o stress causado por sua privação – e a consequente queda de produção por isso”, ressalta Madalena.


FECHAR