Programa de atenção a jovens gestantes inscreve para novo grupo nesta quinta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/08/2017 às 8:50
Orientar as jovens mães sobre o processo de nascimento, cuidados e primeiros anos de vida do bebê é um dos objetivos do Progesta (Foto: Pixabay)
Orientar as jovens mães sobre o processo de nascimento, cuidados e primeiros anos de vida do bebê é um dos objetivos do Progesta (Foto: Pixabay) FOTO: Orientar as jovens mães sobre o processo de nascimento, cuidados e primeiros anos de vida do bebê é um dos objetivos do Progesta (Foto: Pixabay)

O Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) ainda está com inscrições abertas para o próximo grupo. As grávidas interessadas, que devem ter até 20 anos e fazer o acompanhamento pré-natal na instituição, devem comparecer às 7h30 desta quinta-feira (24) à unidade, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, para se inscrever em uma das vagas restantes.

Leia também:

» Hospital da Mulher inaugura espaço de apoio à amamentação para as funcionárias

» Estudo vincula antidepressivos na gravidez a autismo

» Período de chuvas aumenta número de internações pediátricas por asma grave

» Medo da zika: PE teve 15 mil nascimentos a menos um ano após explosão dos casos de microcefalia

O processo acontecerá em frente à Sala Rosada, no Ambulatório de Pré-Natal, localizado no 2º andar do hospital. De lá, o grupo seguirá para o 3º andar, onde ocorrem as atividades do projeto. As candidatas devem levar um documento oficial de identificação com foto.

Orientar as jovens mães sobre o processo de nascimento, cuidados e primeiros anos de vida do bebê é um dos objetivos do Progesta. “Além disso, buscamos facilitar o parto e o pós-parto, proporcionando exercícios ligados à fisioterapia. A vivência do projeto fundamenta-se a partir da troca de experiências, estas que não devem se restringir apenas as gestantes, sendo assim, de fundamental importância a participação dos pais”, explica a psicóloga do Progesta, Luciana Souza Leão.

O grupo se reúne às quintas-feiras, e a cada encontro, além de realizarem sessão de fisioterapia, compartilham conhecimento sobre determinado tema. As reuniões são sempre lideradas por algum profissional do HC, buscando oferecer um acompanhamento multidisciplinar instrutivo e humanizado. A equipe do Progesta é composta por médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes), assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista.

Outras informações pelos números: (81) 2126.3668 (Luciana/Rosário) e 2126.3585/3917 (Sandra).

Agenda de encontros

8h às 9h – Sessão de Fisioterapia

9h30 às 11h – Reunião do grupo

24.08 – Acolhimento e entrevista

30.08 – Sentimentos e aspectos da gestação na adolescência

14.09 – Direitos da gestante adolescente e participação do pai

21.09 – Transformações físicas na gravidez e desenvolvimento do feto

28.09 – Cuidados na gestação e saúde bucal

05.10 – Alimentação saudável na gestação e pós-parto

19.10 – Tipos de parto e sinais de parto/ Visita à maternidade

26.10 – Cuidados com o bebê

09.11 – Aleitamento materno

16.11 – Planejamento familiar/ Prevenção das DST/ AIDS

23.11 – Prevenção de acidentes na infância

30.11 – Encerramento