Pesquisadora da zika congênita, Celina Turchi recebe Título de Cidadã de Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/08/2017 às 17:41
Celina Turchi ao lado do diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Celina Turchi ao lado do diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: Celina Turchi ao lado do diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Responsável por coordenar uma força-tarefa que deu respostas a inquietações de cientistas de todo o mundo ao comprovar a relação entre o zika e o aumento no número de bebês com a síndrome congênita do vírus e microcefalia, a médica goianiense Celina Turchi, 64 anos, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, recebe o Título de Cidadã de Pernambuco durante solenidade realizada, nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), na Boa Vista, Centro do Recife. A iniciativa da homenagem é da deputada estadual Socorro Pimentel (PSL), também médica e membro titular da Comissão de Saúde da Alepe. A cerimônia acontece, às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra da casa.

No dia 9 de janeiro deste ano, Celina Turchi foi entrevistada em programa na TV JC. Confira: 

Pesquisadora visitante da Fiocruz Pernambuco desde 2014, Celina passou a ser maestrina de uma orquestra que escreve novos capítulos nos tratados de medicina por ter apresentado ao mundo evidências que confirmaram o vínculo entre zika e malformações, como a microcefalia, que ainda desafiam epidemiologistas. Em dezembro do ano passado, ela foi escolhida como uma das dez cientistas mais importantes de 2016 pela revista científica Nature. Foi a única brasileira da lista. Em abril deste ano, foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.

PhD em epidemiologia das doenças infecciosas, Celina atualmente coordena o Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), responsável pelo primeiro estudo caso-controle relacionando o vírus zika com distúrbios congênitos. O Merg é formado por cerca de 30 pesquisadores oriundos da Fiocruz PE, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Fundação Altino Ventura, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).