Saiba os benefícios de fazer exercícios físicos no inverno

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/06/2017 às 16:42
Manter a regularidade da atividade física no período mais frio ajuda o corpo a gastar mais energia para manter a temperatura corporal (Foto ilustrativa: Free Images)
Manter a regularidade da atividade física no período mais frio ajuda o corpo a gastar mais energia para manter a temperatura corporal (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Manter a regularidade da atividade física no período mais frio ajuda o corpo a gastar mais energia para manter a temperatura corporal (Foto ilustrativa: Free Images)

Por Priscila Miranda

Do SJCC

Muita gente aproveita o inverno para se esbaldar nas comidas quentinhas e ficar debaixo do cobertor para preguiçar. Mas saiba que a estação é o período ideal para perder peso e manter a boa forma. Isso porque, em tempos mais frios e chuvosos, o corpo é naturalmente solicitado a gerar mais energia e manter a temperatura corporal, fazendo com que haja um aumento do metabolismo basal e gasto calórico.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

Leia também:

» Tire suas dúvidas sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez

» Levantamento aponta que busca por corpo ideal supera preocupação com a saúde

» Exercício e controle da alimentação são o futuro da medicina preventiva, diz Drauzio Varella

» Geriatra lista 4 dicas para o envelhecimento saudável

“Existe uma tendência favorável à perda de peso neste período, especialmente para quem não aumenta o consumo de calorias. Isto porque, nos meses mais frios do ano, o metabolismo basal do nosso corpo aumenta sensivelmente e isto resulta na perda de peso. No entanto, em lugares com pouca variação térmica, este efeito pode ser considerado pequeno”, explica o médico Rodrigo Sales, especialista em medicina esportiva.

Frio e dor

O médico comenta que há relatos bastante comuns de pessoas, principalmente na meia idade ou idosas, que reclamam de dores nas articulações em épocas mais frias, o que impediria a prática de atividades físicas.

Segundo o especialista, esse problema de origem multifatorial pode estar relacionado a uma menor fluidez do líquido que existe dentro das articulações e também com a hipotrofia muscular, responsáveis pela disfunção motora. Por causa disso, as pessoas podem entrar em um ciclo vicioso no qual a dor gera imobilidade que, consequentemente, piora a inflamação das articulações.

Rodrigo recomenda que, nesses casos, através de prescrição médica, o paciente utilize analgésicos associados a exercícios físicos regulares individualizados de leve a moderada intensidade, como forma de tratamento para quebrar a manutenção deste processo de inflamação e dor. “Embora pareça paradoxal, a atividade física regular, mesmo de baixa intensidade, funciona como prevenção e tratamento para evitar a progressão desta doença”, afirma.

Chuvas

No Nordeste, onde a temperatura costuma não cair tanto durante o inverno, as chuvas geralmente são fator de desistência na hora de encarar alguma atividade, principalmente ao ar livre.

O médico recomenda exercitar-se em ambientes fechados. Caso o praticante deseje fazer algo ao ar livre, é importante estar atento ao uso de roupas apropriadas, “que não retenham água e suor; tomar precauções em relação a traumas, escoriações e até mesmo acidentes automobilísticos (corredores de rua); trocar as roupas molhadas imediatamente após os exercícios físicos, evitando assim a ocorrência de resfriados”, enumera o médico.