Esquecimento sempre preocupa? Geriatras respondem questões sobre perda de memória em evento gratuito

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/06/2017 às 16:33
Checklist geralmente é usado para evitar esquecimento, mas nem sempre esse recurso funciona para algumas pessoas (Foto ilustrativa: Pixabay)
Checklist geralmente é usado para evitar esquecimento, mas nem sempre esse recurso funciona para algumas pessoas (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Checklist geralmente é usado para evitar esquecimento, mas nem sempre esse recurso funciona para algumas pessoas (Foto ilustrativa: Pixabay)

Nos mais jovens, o esquecimento pode ser interpretado como distração, enquanto que, nos idosos, geralmente traz preocupações porque pode estar associado a doenças prevalentes nessa faixa etária, como as demências, sendo a doença de Alzheimer a mais comum.

Leia também:

Musicoterapia: saiba como as melodias estimulam a memória e previnem problemas de deglutição em idosos

No Recife, empresa oferece serviços de transporte e acompanhamento para idosos em atividades diárias

Após os 80 anos, idosos celebram maturidade e compartilham segredos da boa longevidade

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, a 2ª edição do Você com Saúde na Maior Idade traz como tema Esquecimento: quando devo me preocupar? O evento é promovido mensalmente pelo Hospital Santa Joana Recife, no Santa Joana Recife Diagnóstico, que fica na Rua Dom Bosco, 961, no bairro da Boa Vista, Centro da cidade.  A edição deste mês será na quinta-feira (29), às 15h.

Voltada principalmente a idosos, seus cuidadores e parentes, a iniciativa conta com palestras ministradas pelas geriatras Andréa Figuerêdo e Lilian Karine. Além das orientações das médicas, o encontro conta com serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Oficinas com equipes de nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional do hospital também serão realizadas.

"O objetivo é reforçar a importância do envelhecimento com saúde. No Brasil, assim como em outros países, o aumento da expectativa de vida é uma realidade. Por isso, a nossa intenção é contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos", ressalta a gerente assistencial multidisciplinar do Hospital Santa Joana Recife, Fátima Sampaio.

A participação no evento é gratuita, e os interessados devem fazer inscrição pelos telefones: 81 3412-2827 ou 81 3412-2823. As vagas são limitadas.