FG Comunidade amplia atendimento gratuito a crianças com microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/06/2017 às 18:06
Equipe multidisciplinar formada por professores e alunos do centro universitário atua nas áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, educação física, fisioterapia e direito (Foto: Divulgação)
Equipe multidisciplinar formada por professores e alunos do centro universitário atua nas áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, educação física, fisioterapia e direito (Foto: Divulgação) FOTO: Equipe multidisciplinar formada por professores e alunos do centro universitário atua nas áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, educação física, fisioterapia e direito (Foto: Divulgação)

Em virtude da crescente procura de mães de crianças com microcefalia, a Universidade dos Guararapes (UniFG) ampliou o atendimento gratuito nas áreas de saúde e jurídica para moradores de baixa renda do Grande Recife. Inicialmente, o serviço, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe) era disponibilizado apenas a moradores de Jaboatão dos Guararapes. Para ter acesso aos serviços, realizados no FG Comunidade, em Piedade, é necessário agendar por telefone e passar por uma triagem.

Leia também:

» Estudo lista hipóteses para explicar por que 2ª onda de microcefalia foi menor

» Em São José do Rio Preto, bebês expostos ao zika não tiveram microcefalia

O espaço oferece serviços variados, com equipes multidisciplinares formadas por professores e estudantes do centro universitário. No local, tanto as crianças quanto outros públicos que procuram a unidade são acompanhados de acordo com a necessidade e de maneira interdisciplinar, nas áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia e Direito.

Além de crianças com microcefalia, o centro de serviços também atende outros casos. Ano passado, no total, foram atendidas 1.300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Só na clínica escola integrada, são dez espaços para atendimento à comunidade, incluindo consultórios e ginásio terapêutico, que conta com estrutura para a reabilitação. “Atendemos crianças, adolescentes, adultos e idosos com vários problemas de ordem física e emocional”, ressalta Maria de Fátima Casanova, coordenadora da Clínica-Escola Integrada do FG Comunidade.

Orientação jurídica

O público também pode receber orientação jurídica na área cível no FG Comunidade, que conta com dois pavimentos. São casos de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, investigação de paternidade, divórcio, separação de corpos (quando o casal já está separado, mas falta formalizar o divórcio), retificar o nome do registro de nascimento e garantir a guarda da avó para criança que está sem pai ou mãe. De acordo com a coordenadora da Prática Jurídica da UniFG, Alessandra Bahia, a intenção é acompanhar e monitorar essas crianças até a maioridade e atuar junto às famílias para garantir seus direitos.

Serviço

FG Comunidade - serviços gratuitos de saúde e orientação jurídica

Horário: nos três turnos

Endereço: Avenida Ayrton Senna da Silva, 3990, Piedade, Jaboatão dos Guararapes

Informações e agendamento: (81) 3461.5571 | (81) 3461.5585