publicidade
08/06/17
Atividades para divulgar os benefícios da ioga contemplarão públicos de diferentes faixas etárias (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)
Atividades para divulgar os benefícios da ioga contemplarão públicos de diferentes faixas etárias (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)

Programação gratuita para marcar Dia Internacional da Ioga começa nesta sexta-feira

08 / jun
Publicado por Cinthya Leite em Bem-estar - 08/06/2017 às 8:20

Malu Silveira
Para o Jornal do Commercio

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os benefícios da ioga terá diversas oportunidades ao longo das próximas semanas. Diversas entidades se uniram para celebrar em Pernambuco o Dia Internacional do Yoga (21 de junho), data oficializada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2014. Serão mais de dez dias de atividades gratuitas a partir desta sexta-feira (9) no Grande Recife e interior do Estado.

Leia também:
» Mais que um recurso terapêutico, a ioga é um carinho na alma
» Psicólogo explica como práticas de meditação mindfulness ajudam a enfrentar pressões e desafios do dia a dia
» Mindfulness: Conheça técnicas de meditação e respiração para afastar o estresse e ter mais foco

Mais de vinte parceiros estão envolvidos no roteiro em uma programação que contemplará cidades como Recife e Olinda, na Região Metropolitana; e Caruaru e Surubim, no Agreste pernambucano. “Além de celebrar a data, queremos divulgar a ioga para que mais pessoas tenham acesso e conhecimento sobre esta alternativa de saúde tão prática e simples. A ideia é fortalecer o evento e fazer com que a programação entre no calendário anual de eventos em Pernambuco”, explica a instrutora Josenilde Alves, 60 anos, voluntária da entidade Arte de Viver, idealizadora do projeto. Confira a programação completa:

A programação deve atingir público de diferentes faixas etárias, já que as atividades serão direcionadas tanto para os adultos como para as crianças. As gestantes também serão contempladas com práticas especiais. “Partimos do princípio que ioga é união. E quando falamos em união pensamos logo em diversidade e na quantidade de pessoas que podem ser beneficiadas pela prática. Por isso, reunimos parceiros que trabalham com os mais diversos segmentos do ioga”, comenta a organizadora.

A grande celebração será no próximo dia 18, no Parque Santana, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife. Serão dez horas de atividades às margens do Rio Capibaribe, entre meditação, palestras, rodas de conversa, sessão de dança circular e piquenique. A programação deve começar às 6h, com uma oficina de respiração, e terminar às 17h, com apresentação da Hari Banda, grupo formado por voluntários da Arte de Viver. “A edição passada também foi realizada no Parque Santana. É um espaço que conta com uma boa infraestrutura, principalmente nesta época de chuvas. Além de ter diversos espaços para que a família inteira possa desfruir deste momento”, acrescenta Josenilde.

BENEFÍCIOS

Para a psicóloga Luciana Gropo, especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC), a prática de atividades em conjunto na sociedade pode trazer inúmeros benefícios. “Essas atividades são de extrema importância para a população de forma geral, já que beneficiará principalmente os que não têm condições, uma vez que essas pessoas terão oportunidade de viver essa experiência por vários dias. Dessa forma, receberão informações iniciais sobre a prática, permitindo que continuem depois. E, se pensarmos em um espectro maior, ao sensibilizar a sociedade dessa maneira, começa a se criar uma cultura diferenciada”, defende.

As primeiras atividades começam nesta sexta (6) com meditação coletiva na praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, e no Parque da Jaqueira, na Zona Norte. A expectativa da organização é de que cerca de 1.500 pessoas participem dos eventos durante os dez dias. Tudo será gratuito. No dia da celebração, no Parque Santana, são esperadas 600 pessoas. “A ioga ainda é vista com certa indiferença. Por isso, temos um campo muito vasto para divulgar a prática no Estado”, constata Josenilde.


FECHAR