Em menos de 48h, mais de 180 pacientes atendidos no hospital de campanha montado em Rio Formoso

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/06/2017 às 20:49
Hospital de campanha fica em terreno localizado no km 57 da PE-60 (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Hospital de campanha fica em terreno localizado no km 57 da PE-60 (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Hospital de campanha fica em terreno localizado no km 57 da PE-60 (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Desde que começou a funcionar (às 7h da sexta-feira, 2/6) até as 17h deste sábado (3), o hospital de campanha, em Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco, realizou 187 atendimentos – entre eles, 135 feitos pela clínica médica, 46 pela pediatria e três pela ortopedia. O município está entre os mais afetados pelas enchentes dos últimos dias. A maioria dos casos que passam pelo hospital, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), inclui pacientes que apresentam sintomas de virose, como diarreia e febre, além de infecções respiratórias.

Leia também:

Após chuvas, Secretaria de Saúde de PE alerta para os perigos do consumo de água contaminada

No mesmo período, sete pacientes permaneceram em observação por mais de três horas e 31 procedimentos (entre suturas, curativos, drenagem de abscesso, nebulização e imobilização) foram realizados. A secretaria informa também que vários pacientes são de baixa complexidade - ou seja, são aqueles que poderiam ter assistência na rede básica (postos de saúde e policlínicas).

A maioria dos casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, inclui pacientes que apresentam sintomas de virose, como diarreia e febre, além de infecções respiratórias (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A SES ainda informou que sete pacientes foram encaminhados para unidades de saúde: três para o Hospital Regional de Palmares (Zona da Mata Sul), um para o Hospital Pelópidas Silveira, no Curado (Zona Oeste do Recife), um para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, na Encruzilhada (Zona Norte da cidade) e dois para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife).

Doações

Neste sábado (3), a SES realizou a entrega de donativos em seis cidades da Zona da Mata Sul do Estado (Rio Formoso, São Benedito do Sul, Gameleira, Sirinhaém, Escada e Palmares). Foram entregues quase oito toneladas de produtos, entre água potável, alimentos não perecíveis, roupas, além colchões, mantas, cobertores e itens de higiene pessoal.

Secretaria Estadual de Saúde entregou donativos em seis cidades atingidas pelas chuvas na manhã do sábado, 3/6 (Foto: Divulgação)

Na cidade de Rio Formoso, a distribuição foi feita nos cinco abrigos onde estão cerca de 500 pessoas. Os pontos de arrecadação foram na sede da SES, no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), na Santa Casa de Misericórdia e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em parceria com a organização não governamental Novo Jeito.