Hospital das Clínicas realiza nesta quarta-feira mutirão de cirurgias pediátricas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/05/2017 às 16:22
Correção de hérnias e postectomia estão entre as intervenções cirúrgicas programadas no mutirão (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)
Correção de hérnias e postectomia estão entre as intervenções cirúrgicas programadas no mutirão (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) FOTO: Correção de hérnias e postectomia estão entre as intervenções cirúrgicas programadas no mutirão (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) realizará nesta quarta-feira (31) trinta cirurgias pediátricas. A ação faz parte do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh. Os procedimentos serão realizados no bloco de cirurgias ambulatoriais da unidade, a partir das 8h.

Correção de hérnias (umbilical e inguinal) e postectomia estão entre as intervenções cirúrgicas programadas no mutirão. "Essas cirurgias são de média complexidade e acabam ficando na fila por causa de casos mais urgentes e pela grande demanda em que recebemos até crianças do Sertão de Pernambuco. Com o mutirão, vamos dar celeridade à fila e alívio aos pacientes e seus familiares", explica o chefe da Cirurgia Pediátrica, Luiz Alberto Araújo.

Além das 30 cirurgias pediátricas, a ação no HC/UFPE realizará 20 colonoscopias (exame recomendado para maiores de 50 anos e que detecta o câncer de cólon e reto) e 28 cirurgias plásticas para retirada de câncer de pele. Também haverá ação educativa sobre a prevenção ao câncer de pele para os pacientes da Clínica Dermatológica e seus acompanhantes.

Atividades

O 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh vai integrar os 39 hospitais universitários administrados pela estatal e tem como previsão realizar cerca de 8 mil procedimentos nas unidades espalhadas nas cinco regiões do país. Esse número é quase o dobro do que foi realizado na primeira edição em novembro de 2016.

Na primeira iniciativa, o HC realizou duas ações: uma para diagnosticar bebês com microcefalia, feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES); e outra com cirurgias oncológicas ginecológicas. O HC/UFPE é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).