Crianças com microcefalia recebem doação de óculos de grau em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/05/2017 às 12:22
A pequena Anika Vitória, 1 ano e 7 meses, é uma das 22 crianças beneficiadas com óculos de grau, doados por funcionários públicos. Na manhã desta terça-feira, a mãe da menina, Micaela de Souza, participou da entrega simbólica das lentes (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
A pequena Anika Vitória, 1 ano e 7 meses, é uma das 22 crianças beneficiadas com óculos de grau, doados por funcionários públicos. Na manhã desta terça-feira, a mãe da menina, Micaela de Souza, participou da entrega simbólica das lentes (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação) FOTO: A pequena Anika Vitória, 1 ano e 7 meses, é uma das 22 crianças beneficiadas com óculos de grau, doados por funcionários públicos. Na manhã desta terça-feira, a mãe da menina, Micaela de Souza, participou da entrega simbólica das lentes (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Neste ano, um grupo de funcionários públicos procurou o Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com Microcefalia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para doar óculos de grau ou lentes às crianças que nasceram com a síndrome congênita do zika/microcefalia. O núcleo, que completa um ano de funcionamento neste mês de maio, intermediou todo o processo e, nesta terça-feira (16), na sede da SES, no Bongi, Zona Oeste do Recife, foi feita uma entrega simbólica das lentes corretivas às mães das crianças beneficiadas.

Leia também:

Zika afeta visão de bebê sem microcefalia, comprovam especialistas

Microcefalia: 40% dos bebês com a malformação ligada ao zika têm lesão na visão, diz FAV

Severidade da microcefalia está relacionada com lesões oculares, comprova pesquisa

Nesta primeira remessa, oito crianças serão contempladas. Mais sete óculos já foram encaminhados para confecção e outros sete estão no aguardo da chegada das prescrições. A expectativa é que todo o processo seja finalizado até junho. As 22 crianças beneficiadas são das Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Goiana.

"A partir do contato dos doadores, nossos apoiadores regionais verificaram com os municípios ou diretamente com as mães para saber quais crianças precisavam de óculos. O trabalho foi feito em todas as Regionais de Saúde", afirma a coordenadora do núcleo, Laura Patriota. O grupo de funcionários públicos é ligado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Todas as crianças contempladas com os óculos ou lentes corretivas são acompanhadas por oftalmologistas nos serviços de referência. Nas unidades de saúde, as mães conseguiram a prescrição das lentes e entregaram ao núcleo, que encaminhou para a ótica responsável pela confecção. "Os óculos são essenciais para a reabilitação dessas crianças e para ajudá-las a ter mais qualidade de vida", reforça Laura.

Apoio

Com o intuito de coordenar e monitorar o trabalho relacionado às famílias e crianças com síndrome congênita do zika/microcefalia, a SES instituiu, em maio de 2016, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia. A equipe acompanha, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos.

"Temos contato permanente com as famílias das crianças com diagnóstico de síndrome congênita do zika. Assim, recebemos as informações e buscamos, juntamente com os municípios, rede de saúde e outros órgãos, atender as demandas", diz Laura Patriota.

Dados

Desde agosto de 2015, Pernambuco notificou 2.326 casos de síndrome congênita do zika/microcefalia. Desse total, 412 casos foram confirmados e 1.568 casos descartados.