Sarampo: com o risco de reintrodução do vírus, Pernambuco orienta sobre a vacinação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/05/2017 às 10:42
Vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível na rede pública de saúde (Foto: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem)
Vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível na rede pública de saúde (Foto: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem) FOTO: Vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível na rede pública de saúde (Foto: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem)

Neste ano, até abril, mais de 15 mil casos de sarampo foram confirmados em países da América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania. Em Pernambuco, a última ocorrência foi em 2014. Mesmo assim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça com a população a importância da imunização contra a enfermidade, já que há o risco de reintrodução do vírus em Pernambuco. A vacina tríplice viral, que ainda protege contra rubéola e caxumba, está disponível na rede pública de saúde rotineiramente.

Leia também:

» Ministério da Saúde garante eficácia de vacina contra caxumba, sarampo e rubéola

» Pernambuco alerta sobre a necessidade de vacinar contra sarampo, rubéola e caxumba

“Registramos casos de sarampo em Pernambuco em 2013 e 2014 e, desde então, Pernambuco é considerado como área livre da doença. Para continuarmos assim, precisamos conscientizar a população para a vacinação. Com o fluxo de turistas no Estado e também com os pernambucanos viajando para outros países, há o risco da reintrodução do vírus, tornando-se imprescindível a prevenção”, afirma a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.

Quem deve se vacinar

A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para crianças acima de 2 anos, além de jovens e adultos até os 29 anos, não vacinadas anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice. Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses com a vacina tríplice viral, independentemente da idade.

É importante que a população vá a um posto de saúde, munido da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose. “Também precisamos chamar a atenção para os profissionais que trabalham na área do turismo, já que eles têm contato diário com viajantes que podem ser de regiões afetadas pelo sarampo”, reforça Ana Antunes.

Saiba mais

O sarampo é uma doença que causa febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso haja esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Em Pernambuco, foram registrados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de um caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999.