Hospital das Clínicas acompanha três casos de doença infecciosa nunca registrada em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/05/2017 às 16:27
Hospital das Clínicas da UFPE trata três pacientes de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, com coccidioidomicose, uma doença fúngica (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Hospital das Clínicas da UFPE trata três pacientes de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, com coccidioidomicose, uma doença fúngica (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Hospital das Clínicas da UFPE trata três pacientes de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, com coccidioidomicose, uma doença fúngica (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Atualizada às 17h12

Com primeiras informações da Assessoria de imprensa do HC/UFPE

Três pacientes de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú (distante 415 quilômetros da capital pernambucana), estão sendo acompanhados no Recife com uma doença infecciosa até então nunca notificada no Estado. Um pai e seus dois filhos, todos agricultores, estão internados há cerca de quinze dias no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade, com coccidioidomicose, uma doença causada pelo fungo Coccidioides immitis. A enfermidade pode ser facilmente confundida com pneumonia comunitária ou tuberculose pulmonar. O quadro de saúde deles é considerado estável e eles devem receber alta ainda nos próximos dias.

A doença fúngica pode acometer tecidos moles, articulações, ossos e meninges. Os principais sintomas são febre alta, tosse e falta de ar. A coccidioidomicose é relatada no sul e no oeste dos Estados Unidos (Califórnia, Texas, Utah, Novo México, Arizona e Nevada) e no México. Na década de 1990, foram diagnosticados os primeiros casos no Brasil, sobretudo no Ceará e no Piauí, vizinhos de Pernambuco. Ao Casa Saudável, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que foi notificada da nova doença e comunicará a confirmação dos casos ao Ministério da Saúde (MS).

"Os médicos do hospital onde os pacientes estavam internados fizeram todas as investigações e não concluíram o diagnóstico para a pneumonia. Por não responderem ao tratamento, foram transferidos para o Hospital das Clínicas", explica o chefe do Serviço de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP) do HC e professor da UFPE, Paulo Sérgio Ramos. No HC, a doença foi detectada por meio de exame laboratorial do escarro realizado pelo Departamento de Micologia da universidade.

Imagem do infectologista Paulo Ramos (Foto: Divulgação / Assessoria do HC-UFPE) "Unidades de saúde de municípios vizinhos devem ficar atentos a quadros semelhantes ao dos pacientes acompanhados no HC", alerta o infectologista Paulo Sérgio Ramos (Foto: Divulgação)

A forma mais comum de contágio é pela inalação do fungo em suspensão no solo seco. Os pacientes internados são agricultores e lidam com o manejo da terra. Outra descrição de contágio é através do contato com tatus. Os três também praticavam a caça desses animais. "Uma das teorias é que a carcaça do tatu seja um ambiente propício para a proliferação desse fungo", ressalta o especialista. Geralmente, a doença é leve e limitada, exceto em pessoas com comprometimento da imunidade.

Os municípios vizinhos devem ficar atentos. "A Vigilância Epidemiológica já foi acionada e está trabalhando para que haja um maior monitoramento para o diagnóstico da doença nessas áreas. Nós acreditamos que podem ter existido outros casos, mas não tenham fechado o diagnóstico correto. Devemos ficar atentos e vigilantes quando nos deparamos com pacientes que venham de área rural com quadro clínicos semelhantes", pontua Ramos.

A capital pernambucana não está entre as localidades de vigilância. "Por ser uma área urbana, é pouco provável que tenhamos casos no Grande Recife. As ações serão dirigidas para esses municípios no Sertão pernambucano", conclui o médico. Após a alta, os agricultores devem ser acompanhados por cerca de seis meses no Ambulatório de Infectologia do Hospital das Clínicas.