Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, passa a contar com atendimento em gastropediatria

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/04/2017 às 14:13
Especialidade beneficiará o público infantil, principalmente as crianças com síndrome congênita do zika (Foto: Miva Filhoa / SES-PE)
Especialidade beneficiará o público infantil, principalmente as crianças com síndrome congênita do zika (Foto: Miva Filhoa / SES-PE) FOTO: Especialidade beneficiará o público infantil, principalmente as crianças com síndrome congênita do zika (Foto: Miva Filhoa / SES-PE)

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste pernambucano, passou a oferecer atendimento especializado em gastropediatria. O serviço funcionará toda terça-feira, beneficiando as crianças atendidas na unidade, principalmente os pequenos pacientes com a síndrome congênita do zika. O atendimento será regulado por meio da Central de Regulação da IV Geres, que recebem as solicitações das secretarias de saúde dos municípios que estão sem sua área de abrangência.

Leia também:

» FAV lança aplicativo que ajuda a promover cuidados a crianças com síndrome congênita do zika

» Hospital Mestre Vitalino inicia atendimentos no setor de hemodinâmica

» Síndrome congênita do zika é fator de risco para perda auditiva, comprova estudo

» Crefito desenvolve aplicativo para auxiliar famílias de crianças com síndrome congênita do zika vírus

“O atendimento com o gastro foi uma das demandas identificadas pela Secretaria Estadual de Saúde durante o acompanhamento dos atendimentos em nossas unidades de referências para as crianças com a Síndrome Congênita do Zika. É importante deixar claro que essas primeiras consultas serão voltadas para atender a demanda reprimida desses pacientes, mas também serão ofertadas para as demais crianças”, esclarece a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota. Serão realizadas por semana 20 consultas.

Nos casos em que as crianças forem atendidas por um neuropediatra da própria unidade e for identificada a necessidade da consulta com o gastroenterologista, esse encaminhamento será feito internamente.

Atualmente, o atendimento de gastropediatria já está disponível no Hospital das Clínicas, em Recife, e no Hospital Dom Malan, em Petrolina. Atualmente, o Mestre Vitalino atende os moradores dos 32 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde e acompanha, atualmente, um total 67 crianças com a Síndrome Congênita do Zika.