Manual da barba: dermatologista esclarece principais dúvidas dos homens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/04/2017 às 11:04
Homens procuram os especialistas médicos para sanar diversas dúvidas sobre a barba, como volume, coceira e irritações (Foto: Pixabay)
Homens procuram os especialistas médicos para sanar diversas dúvidas sobre a barba, como volume, coceira e irritações (Foto: Pixabay) FOTO: Homens procuram os especialistas médicos para sanar diversas dúvidas sobre a barba, como volume, coceira e irritações (Foto: Pixabay)

A tendência da barba volumosa tem movimentado os consultórios dermatológicos. Segundo o dermatologista Rodrigo Frota, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista da clínica Aepit, os homens querem aderir ao visual mas relatam aos médicos diversas dúvidas. “Eles recorrem a ajuda médica com a intenção de ter uma barba mais cheia, mais densa, sem falhas ou para controlar irritações”, ressalta o médico.

Leia também:

» Foliculite: especialista explica a inflamação do pelo encravado

Para esclarecer as principais questões, o médico elencou as dúvidas mais frequentes no consultório médico quando o tema é barba. Confira:

1. O volume da barba está ligado a algum fator genético?

Sim, o volume da barba está diretamente relacionado a quantidade de unidades foliculares na região, tanto a densidade de folículos pilosos assim como a distribuição deles no rosto. Essa densidade é geneticamente estabelecida, assim cada indivíduo já nasce isto determinado. Por exemplo, o homem que tem a barba fechada tem uma genética que promove essa evolução. Outro fator que exerce grande influência é o próprio hormônio masculino: a testosterona, que tem a capacidade de influenciar o crescimento e desenvolvimento desses pelos. Por isso a barba começa a aparecer na puberdade, idade em que este hormônio é produzido em alta escala. Mulheres que tem elevação da testosterona podem desenvolver alguns pelos faciais.

2. Coceira na barba é normal? Quando devo procurar um especialista?

Sentir coceira no início do crescimento da barba pode ser considerado normal. O próprio mecanismo de crescimento do pelo, uma vez que ele cresce curvo, acaba irritando a pele ate que atinja comprimento suficiente para crescer reto. Entretanto, coceira pode acontecer em virtude uma irritação da pele chamada: dermatite seborreica. Neste quadro a região apresenta coceira, descamação e aspecto avermelhado na pele.

Outro problema que também gera coceira, além de espinhas na área, aspecto avermelhado e pelos encravados é a Pseudofoliculite da Barba. Sempre que o homem apresentar estes sintomas deve procurar o dermatologista para tratamento do quadro.

3. "Minha barba não cresce". Quais os motivos mais comuns?

Ter uma barba rala pode ser uma condição genética. Porém, se o caso for de falha em apenas algumas áreas dabarba, o problema pode ser a alopecia areata – queda repentina ou o não crescimento de cabelos em determinado lugar.

4. Os pelos podem crescer mais rápido se eu barbear todo dia? Por que?

Isto é um mito, a velocidade de crescimento da barba independe de barbear. Temos esta falsa impressão pois cortamos o pelo rente a pele. Assim como o fio não fica mais grosso se barbear, esta sensação deve-se apenas ao fato de a base do fio, onde ele é raspado, ser exatamente a parte mais grossa.

5. Por que surgem falhas na barba? E em alguns lugares não há crescimento de pelos?

As falhas podem surgir por doenças no folículo como a alopecia areata ou fungos. Entretanto, pequenas falhas podem aparecer decorrentes do próprio ciclo de crescimento e renovação do pelo. Lembrando que a distribuição dos folículos na barba é geneticamente estabelecida, por isso diferentes indivíduos apresentam diferentes padrões.

6. A barba ajuda a conter a oleosidade do rosto e evitar o surgimento de acnes ou espinhas? Por que?

Na verdade acontece o contrário. A presença dos pelos pode aumentar a produção sebácea e contribuir para a oleosidade e o surgimento de acne.

7. É aconselhável usar produtos como shampoos e condicionadores? Isto pode afetar o crescimento ou o volume da barba?

Devemos cuidar da barba assim como cuidamos do couro cabeludo. Existem no mercado produtos específicos para esse fim. O uso destes cosméticos não interferem no crescimento ou volume da barba.