Vacina contra febre amarela entra no calendário de imunização em Salvador

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/04/2017 às 17:10
Decisão de incluir vacina no calendário foi tomada após confirmação dos primeiros casos de febre amarela em macacos em Salvador (Foto: Ricardo B. Labastier / JC Imagem)
Decisão de incluir vacina no calendário foi tomada após confirmação dos primeiros casos de febre amarela em macacos em Salvador (Foto: Ricardo B. Labastier / JC Imagem) FOTO: Decisão de incluir vacina no calendário foi tomada após confirmação dos primeiros casos de febre amarela em macacos em Salvador (Foto: Ricardo B. Labastier / JC Imagem)

Da Agência Brasil

Após a confirmação dos primeiros casos de febre amarela em macacos em Salvador, 100 mil doses da vacina contra a doença foram distribuídas entre os postos da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (3) que até a próxima quarta-feira (5) pode aumentar o número de locais de atendimento para a população. Atualmente, 24 unidades de saúde fornecem a imunização, intensificada desde a última quinta-feira (30).

Leia também:

» Febre amarela: nova vacina de DNA da Fiocruz PE alcança bons resultados em camundongos

» Vai viajar para fora? Saiba quais países exigem vacina contra a febre amarela

» Ministério da Saúde ampliará vacinação de febre amarela fora de áreas de risco

» Estamos trabalhando com nossa capacidade máxima de produção, diz Fiocruz sobre vacina contra febre amarela

A quantidade de vacinas já aplicadas na população equivale a 25% do total autorizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que disponibilizou 400 mil doses depois que o caso foi confirmado na capital baiana.

A vacinação contra a febre amarela agora faz parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos, que forem viajar para áreas de risco ou para países em que a vacina é obrigatória. Desde a confirmação do caso em macacos, no entanto, o número de postos de imunização foi aumentado em alguns bairros, e a vacinação vem sendo massiva durante os fins de semana.

Apesar da intensificação da campanha e do aumento do número de pessoas imunizadas, algumas não podem receber a vacina, como idosos acima de 60 anos, gestantes, lactantes até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Nesses casos, a recomendação é que um médico seja consultado para que avalie o caso de cada paciente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Salvador tem seis casos confirmados de febre amarela em macacos, mas não há nenhum registro da doença em humanos.