Saiba quais os exames médicos que toda mulher deve fazer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/03/2017 às 12:16
Neste Dia Internacional da Mulher, que tal ficar atentar aos check-ups médicos para deixar a saúde em dia? (Foto ilustrativa: Pixabay)
Neste Dia Internacional da Mulher, que tal ficar atentar aos check-ups médicos para deixar a saúde em dia? (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Neste Dia Internacional da Mulher, que tal ficar atentar aos check-ups médicos para deixar a saúde em dia? (Foto ilustrativa: Pixabay)

Aqui no Casa Saudável, nosso foco é a saúde. E nada melhor do que, neste Dia Internacional da Mulher (8/3), falar sobre os cuidados que nós devemos ter para que o nosso organismo funcione normalmente. Para evitar e combater diversas doenças, o caminho mais recomendado é realizar check-ups médicos regularmente. Prevenção é uma das principais aliadas na promoção à saúde.

Leia também:

» Serviço de telefone informa mulheres sobre direitos reprodutivos e sexuais em tempos de zika

» Pesquisa: 32,5% das mulheres sentem dificuldade em se interessar por sexo

» Mulheres se criticam oito vezes por dia, diz estudo

» Mais de 90% das mulheres se incomodam com a pele do rosto, diz pesquisa

O ginecologista Waldemy Carvalho, do Hospital Jayme da Fonte, listou os exames mais importantes para as pacientes. “Uma bateria de exames preventivos pode ser realizada em apenas uma manhã, sendo capaz de detectar precocemente diversas doenças assintomáticas. Mesmo os adolescentes deveriam reservar um tempo na agenda para ir ao médico”, ressalta.

Vale ficar atenta para não deixar passar nenhum procedimento! Confira:

1. Papanicolau

É um exame que analisa células retiradas do colo do útero, identificando se existem células cancerígenas antes da formação do câncer. Ele deve ser feito anualmente por mulheres que têm vida sexual ativa ou mais de 20 anos.

2. Colposcopia

É feita através do colposcópio, aparelho que aumenta a imagem várias vezes dando detalhes de lesões no colo uterino, como aceto-brancas, cervicites, mosaico, displasias do colo uterino e até mesmo suspeita de hpv, que podem levar ao câncer de colo uterino. Deve ser feito anualmente, durante três anos consecutivos, depois a critério do médico.

3. Mamografia e ultrassonografia geral (USG) das mamas

São exames de avaliação das mamas. Com eles é possível diferenciar cistos mamários de tumores sólidos e até mesmo do câncer de mama. No caso da ultrassonografia geral das mamas, o médico pode solicitá-la em qualquer idade. Já a mamografia todas as mulheres com mais de 35 anos devem realizar o exame uma vez por ano. Mulheres com histórico familiar de câncer, que menstruaram cedo ou engravidaram depois dos 30 anos, devem ficar ainda mais atentas.

4. Ultrassom transvaginal

Identifica cistos no ovário, mioma e tumores, prevenindo o câncer de endométrio e ovário. É um exame simples feito através de um transdutor que é introduzido na vagina.

5. Desintometria óssea

Ele mede a densidade dos ossos e, assim, identifica a osteoporose. O exame deve ser feito anualmente por mulheres após os 50 anos ou em caso de antecedentes familiares de osteoporose.

6. Videolaparoscopia diagnóstica

Este exame é solicitado em casos de dores pélvicas frequentes onde possa existir a suspeita de endometriose. Ele pode ser feito por mulheres de todas as idades.

7. Histeroscopia

É a visualização interna do útero através do histeroscópio. O exame é solicitado pelo médico em casos de sangramentos vaginais ou de espessamento da cavidade uterina. Ele também pode ser feito em qualquer idade dependendo do quadro clínico da paciente.