Confira 5 dicas para evitar a contaminação das lentes de contato

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2017 às 17:00
Sem os hábitos corretos, lentes de contato podem agir como um vetor para micro-organismos aderirem à superfície ocular, provocando doenças oculares (Foto: Reprodução da internet)
Sem os hábitos corretos, lentes de contato podem agir como um vetor para micro-organismos aderirem à superfície ocular, provocando doenças oculares (Foto: Reprodução da internet) FOTO: Sem os hábitos corretos, lentes de contato podem agir como um vetor para micro-organismos aderirem à superfície ocular, provocando doenças oculares (Foto: Reprodução da internet)

Para quem convive com algum problema ocular e odeia óculos, as lentes de contato são uma das primeiras alternativas. Inclusive, é cada vez mais comum pacientes que optam pelas lentes não apenas em ocasiões especiais e lançam mão da opção também no cotidiano, abolindo o uso das armações. Os especialistas alertam, no entanto, que é preciso ter cuidado para evitar que as lentes causem danos a saúde dos olhos. Sem os hábitos corretos, elas podem agir como um vetor para micro-organismos aderirem à superfície ocular, provocando inflamações e infecções.

Leia também:

» Luz emitida por eletrônicos é perigosa para os olhos, alerta especialista

» Já ouviu falar em derrame nos olhos? Saiba o que é o problema e como tratar

» Coçar os olhos pode agravar deformidade na córnea e aumentar grau de astigmatismo

» Amigos da visão: confira alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

"A ceratite é uma das doenças mais frequentemente associadas com o uso de lentes de contato. Trata-se de uma infecção que provoca dor intensa nos olhos e dificuldade de visão. Quando não tratada a tempo, as consequências são bastante graves e vão desde a perda parcial ou total da visão, até desdobramentos no sistema nervoso central", alerta o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Ao sinal de qualquer incômodo, o paciente deve analisar a rotina de cuidados com as lentes. Se o problema persistir, a recomendação é procurar o médico especialista. “Na presença de qualquer tipo de alteração ou desconforto, é importante revisar a rotina de higiene pessoal, lavando sempre muito bem as mãos antes de tocar nas lentes e nos olhos, cuidando diariamente das lentes com solução apropriada, e usando lubrificante prescrito por um oftalmologista. Se ainda assim a irritação se prolongar, o paciente deve ser avaliado por um especialista”, explica.

O oftalmologista listou cinco dicas para evitar a contaminação das lentes de contato. Confira:

1. Não use água da torneira para lavar as lentes

“Embora nossa água corrente seja uma das mais bem tratadas do mundo, engana-se quem pensa que não faz mal lavar suas lentes com água de torneira, chuveiro ou banheira. A água potável não é estéril nem livre de microrganismos que podem atingir a córnea e causar uma infecção”, explica o especialista.

2. Substitua o estojo três vezes ao ano, no mínimo

“Quem não tem paciência para limpar e guardar as lentes de contato e caixinhas do modo mais seguro e higiênico possível, melhor considerar voltar a usar óculos, optar por lentes descartáveis, ou cirurgia ocular. O estojo que armazena as lentes de contato deve ser trocado entre três e quatro vezes ao ano, já que é bastante comum ocorrer contaminação ao longo do uso”, pontua Neves.

3. Nunca tampe o estojo quando ainda está úmido

“Isso também acontece com porta-escovas de dentes. É comum encontrar usuários de lentes de contato que lavam os estojos com solução apropriada, mas não permitem que sequem completamente antes de tampar. Isso favorece demais a contaminação. Sendo assim, é melhor comprar um estojo novo do que colocar na lava-louça ou ferver dentro de uma panela. Isso, aliás, não deve ser feito de jeito nenhum”, ressalta o oftalmologista.

4. Descarte lentes fora do prazo de validade

“Tem gente que usa as mesmas lentes de contato prescritas há três, quatro, ou cinco anos. E tem sempre aqueles que usam por um tempo, param, e depois resolvem voltar a usar as mesmas lentes. Trata-se de um erro muito perigoso. Primeiramente, porque é enorme a chance de o material estar contaminado. Depois, porque o grau pode ter sofrido variações no período. Por fim, porque deve ter expirado o prazo de validade do conjunto (lentes, solução, estojo) – aumentando o risco de infecção se o paciente insistir em não passar por nova consulta e adquirir lentes novas”, afirma.

5. Nunca durma com as lentes de contato

“Muitas pessoas têm mania de criar suas próprias regras, achando que nada ruim vai lhes acontecer. Daí resolvem abusar, passando mais tempo do que deveriam com as lentes de contato e até mesmo dormindo com elas vez ou outra. Mas o risco de problemas oculares existe e é grande. A córnea recebe oxigênio do ar e das lágrimas que lubrificam os olhos durante o dia. Durante o sono, a córnea recebe menos nutrientes, lubrificação e oxigênio. Sendo assim, não retirar as lentes antes de dormir significa aumentar exponencialmente o risco de as lentes grudarem ou até mesmo arranharem a córnea. Caso haja microrganismos no local, inclusive, uma infecção pode se instalar rapidamente”, finaliza o oftalmologista.