Exagerou na bebida alcoólica? Especialistas explicam como combater a ressaca de Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2017 às 15:27
Especialistas são unânimes: beber água é a principal dica para curar a ressaca (Foto: Free Images)
Especialistas são unânimes: beber água é a principal dica para curar a ressaca (Foto: Free Images) FOTO: Especialistas são unânimes: beber água é a principal dica para curar a ressaca (Foto: Free Images)

Após o consumo de álcool, é frequente que algumas pessoas reclamem de sintomas como dor de cabeça, vertigem e ânsia de vômito. Esse conjunto de sinais é chamado de ressaca. Se houver exageros na dose e na mistura de bebidas alcoólicas durante o Carnaval, a dica da nutricionista Marília Araújo, do Hapvida Saúde, é ingerir bastante água, já que a maioria das bebidas alcoólicas é, também, diurética.

Leia também:

Carnaval: Confira dicas para cuidar da saúde e ter disposição até a Quarta-Feira de Cinzas

Adote cuidados para evitar a desidratação no Carnaval

"Sem água, o organismo não funciona direito, e o cérebro é obrigado a se esforçar muito mais para executar comandos simples, como caminhar", explica a especialista.

O nutricionista Igor Oliveira concorda: "Já que o folião não vai se alimentar adequadamente ou, muito provável, vai pular alguma refeição, o maior cuidado é com a hidratação. Quando se ingere bebida alcoólica, o corpo precisa jogar o álcool para fora e ele usa água para fazer isso. A água é o nosso solvente universal. Se ela é usada para jogar o álcool para fora, então temos uma maior eliminação de água no corpo e, consequentemente, vem a desidratação. Por isso, a recomendação é ingerir bastante água", explica Oliveira.

E quem bebe sem se alimentar, corre um risco maior ao abusar do álcool? Para o nutricionista, há realmente essa relação. “Uma parte do álcool é absorvida logo no estômago. Então, se o folião está com o estômago cheio ou tem algum alimento ali, e mistura com bebida alcoólica, essa absolvição vai ser um pouco retardada. Por isso, para quem está bebendo, é interessante que ingira essa bebida consumindo alimentos, de preferência naturais, como a fruta que é fácil de levar para qualquer lugar”, enfatiza o especialista.

Para se recuperar de uma ressaca, o ideal é comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pois esse nutriente é fundamental. A falta dele leva a problemas musculares e no sistema nervoso. Apesar da tontura, é preciso vencer o enjoo e comer bem - tanto alimentos salgados quanto doces. "As frutas são ótimas opções porque são ricas em frutose, que acelera o processamento do álcool pelo corpo e repõe a energia", afirma Marília.