Confira 5 dicas para evitar lesões musculares no Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/02/2017 às 16:55
Um dos cuidados essenciais para evitar lesões musculares é com a escolha do calçado ideal, alerta fisioterapeuta (Foto ilustrativa: Pixabay)
Um dos cuidados essenciais para evitar lesões musculares é com a escolha do calçado ideal, alerta fisioterapeuta (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Um dos cuidados essenciais para evitar lesões musculares é com a escolha do calçado ideal, alerta fisioterapeuta (Foto ilustrativa: Pixabay)

Ainda dá tempo de ler todas as dicas aqui no Casa Saudável sobre os cuidados com a saúde durante o Carnaval. E também dá tempo de listar mais recomendações para curtir os dias de festa em segurança. Que tal ficar atento às dicas da fisioterapeuta Vitória Lima, professora da Faculdade Estácio do Recife, para evitar ou aliviar as lesões musculares na folia de Momo?

Leia também:

» Fique atento aos cuidados com a audição no Carnaval

» Confira 7 dicas para curtir um Carnaval seguro com as crianças

» Cuidados com lentes de contato devem ser redobrados no Carnaval

» Brinquedos usados no Carnaval podem oferecer risco aos olhos, alertam especialistas

Confira:

1. Não esqueça de alongar as partes do corpo mais usadas na folia

De acordo com a fisioterapeuta, o principal cuidado para evitar lesões musculares é o alongamento dos membros inferiores, coluna lombar e cervical, que são as partes do corpo mais exigidas pelo folião. “É importante que o indivíduo, durante o alongamento, respeite o limite de cada músculo e articulação. Cada grupo muscular deve ser alongado durante pelo menos 40 segundos”, recomenda.

2. Saiba escolher o calçado certo para a festa

Outro cuidado importante para evitar lesões durante a folia de Momo é com a escolha do calçado. "Apesar de não estarem na moda, os tênis de corrida são os calçados mais apropriados para a folia", explica a fisioterapeuta. Ela não indica o uso de rasteirinhas, e se for usar sandália de salto, é indicado que ele tenha de 2 a 3 cm de altura. “O salto alto força muito a coluna lombar e aumenta o risco de entorse de tornozelo”, completa. Vale lembrar que pular o Carnaval descalço também é perigoso, pois aumenta a chance de lesão por perfurações.

3. Descansar entre um dia e outro de festa é essencial

O descanso entre um dia e outro de festa é muito importante, principalmente para aqueles que estão fora de forma. “A manutenção da forma física é importante o ano inteiro, mas se o indivíduo esqueceu isso ao longo do ano, precisa ter cuidado redobrado para evitar lesões nas articulações e nos músculos, principalmente no alongamento”, alerta.

4. Fique atento às lesões mais comuns neste período

Segundo a especialista, os dois tipos de lesões mais comuns por causa do excesso de esforço físico são estiramentos e contraturas. “É importante não tentar alongar nessas situações, pois pode agravar o quadro”, adverte. Ela diz que o dia seguinte à festa pode vir acompanhado pela dor muscular sem lesão. Nesse caso, o repouso ajuda a aliviar o incômodo.

5. Saiba o jeito certo de aliviar a dor após o dia de folia

Para o alívio da dor, a especialista indica colocar uma bolsa de água quente de 20 a 25 minutos no local afetado. Caso a dor persista, o recomendado é procurar o profissional de saúde adequado.