Carnaval: Hospital Miguel Arraes alerta para acidentes de trânsito causados pelo álcool

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/02/2017 às 15:02
Hospital Miguel Arraes, em Paulista, atendeu 1.442 vítimas de acidentes de trânsito ao longo de 2016 (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem)
Hospital Miguel Arraes, em Paulista, atendeu 1.442 vítimas de acidentes de trânsito ao longo de 2016 (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem) FOTO: Hospital Miguel Arraes, em Paulista, atendeu 1.442 vítimas de acidentes de trânsito ao longo de 2016 (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem)

Álcool e direção não combinam. Esta é uma premissa que deve valer em todas as épocas do ano, principalmente no Carnaval, período de festas e muita aglomeração. Para alertar a sociedade sobre o perigo desta combinação, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife, divulgou os números de vítimas de acidentes de trânsito socorridas na unidade ao longo de 2016. Foram 1.442 atendimentos.

Leia também:

» Operação Lei Seca no Carnaval reforçará estrutura nos focos de folia

Desses quase 1.500 registros, 73,6% foram com motocicletas e 13,5% envolvendo pedestres. Mais de 80% das vítimas foram do sexo masculino e 59% na faixa etária dos 20 aos 39 anos. O maior índice aconteceu nos fins de semana (entre sexta e segunda-feira). Nesses períodos ao longo do ano, 954 pessoas deram entrada no hospital vítimas de acidente de trânsito.

Desse total, 167 pacientes foram internados no hospital por complicações provocadas por acidente no ano passado. "Foram fraturas que levaram à cirurgia, membros que tiveram de ser amputados ou pacientes que ficarão com deformidades permanentes. Some-se a tudo isso o tempo de recuperação em cada caso. Muitos deles poderiam ter sido evitados se o motorista tivesse mais responsabilidade na direção", afirma o cirurgião geral Petrus Andrade Lima, superintendente do Hospital Miguel Arraes.

O especialista alerta para as consequências a longo prazo dos acidentes. "Apesar do número de mortes no hospital ser baixo em decorrência de acidentes de trânsito, temos que pensar no grande número de jovens inválidos decorrentes desses acidentes, pois as pessoas costumam ir às festas e acreditam que serão capazes de voltar dirigindo mesmo após a ingestão da bebida alcoólica. Esse é um erro que pode custar a vida delas e de outras que, várias vezes, não têm qualquer relação com o motorista”, adverte.

A unidade funcionará normalmente em esquema de plantão no Carnaval. "Os profissionais de saúde do HMA estarão de plantão neste Carnaval para atender qualquer urgência e emergência. Mas nossa intenção é que o folião brinque sem a necessidade de atendimento médico, garantindo a volta são e salvo pra casa na Quarta-feira de Cinzas", finaliza Lima.