Cerca de 4 mil profissionais reforçam plantões de saúde no Estado durante o Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/02/2017 às 17:35
O Hospital da Restauração e mais seis unidades no Grande Recife contarão com 3.066 profissionais reforçando as escalas (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)
O Hospital da Restauração e mais seis unidades no Grande Recife contarão com 3.066 profissionais reforçando as escalas (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) FOTO: O Hospital da Restauração e mais seis unidades no Grande Recife contarão com 3.066 profissionais reforçando as escalas (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou no início da tarde desta segunda-feira (20) a estrutura de atividades para atender os foliões pernambucanos durante o Carnaval. Ao todo, 3.710 profissionais reforçarão os plantões nas urgências, emergências e maternidades de todo o Estado. A SES também realizará atividades de vigilância em saúde durante o Galo da Madrugada, assim como ações educativas e distribuição de material informativo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) durante os dias de festa. A Operação Lei Seca também terá reforço nesse período. O investimento total nas ações é de R$ 2,3 milhões.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Geral de Areias e Jaboatão Prazeres contarão com 3.066 profissionais reforçando as escalas, sendo 164 médicos, 664 profissionais de nível superior e 2.238 profissionais de nível médio.

Já o interior do Estado terá reforço de 644 profissionais em hospitais que estão localizados em polos de folia: Regional do Agreste (Caruaru), Belarmino Correia (Goiana), Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada), Inácio de Sá (Salgueiro) e Fernandes Salsa (Limoeiro). Ao todo, serão 95 médicos, 187 profissionais de nível superior e 362 de nível médio.

Segundo o órgão, a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco terá aumento no quantitativo de profissionais: serão 36 pessoas reforçando o trabalho. Ao todo, R$ 1,5 milhão será investido para o pagamento dos profissionais da rede estadual neste período. Segundo o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, as três últimas convocações de candidatos aprovados em concursos públicos - duas em 2016 e uma este ano - garantiram a chegada de 3,8 mil profissionais para fortalecer as escalas de plantão nos serviços de saúde distribuidos por todo o Estado.

Ainda de acordo com a SES, as 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais também estão preparadas para realizar o primeiro atendimento aos casos de urgência e emergência.

A Ouvidoria da SES (0800.286.2828) funcionará das 6h às 22h durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. Com um sistema informatizado, os profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências.

Doação de sangue

A Fundação Hemope está convocando os doadores para repor o estoque estratégico de sangue para os dias da folia. Com o mote 'Neste Carnaval vista a camisa da solidariedade e doe sangue no Hemope', a ação de conscientização segue até o sábado de Zé Pereira (25). “Nossa meta é que os estoques cresçam pelo menos 25% em relação aos últimos meses. Atualmente, o Hemocentro Recife recebe cerca de 280 a 300 doações por dia, mas o ideal é que este número chegue a 400”, enfatiza a diretora de Hemoterapia da Fundação, Anna Fausta Cavalcante.

Atendimento a mulher

Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Parnamirim, Zona Norte do Recife, funcionará normalmente. As mulheres vítimas de violência física e sexual contarão com apoio de uma equipe multiprofissional de saúde durante todos os dias de folia, 24 horas por dia. Entre as ações prestadas, apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e realização de todo o protocolo em casos de estupro. O telefone do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é o (81) 3184.1740.

Além disso, o atendimento à mulher vítima de violência também será realizado em outras unidades da rede, como Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital da Mulher, Maternidade Arnaldo Marques, Policlínica Agamenon Magalhães, Maternidade Bandeira Filho e Unidade Mista Prof Barros Lima, no Recife; Hospital e Maternidade Petronila Campos (São Lourenço da Mata). O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) também realizará esse serviço, mas voltado para o atendimento de crianças e adolescentes.

No interior, os hospitais Regionais de Caruaru, Salgueiro, Petrolina e de Serra Talhada também fazem o acolhimento das vítimas.

Mutirão de cirurgias

Para ampliar a rotatividade de leitos nas grandes emergências, também estão sendo realizados mutirões de cirurgias ortopédicas. Até o momento, 44 pacientes já foram beneficiados. Até o final do mês de março, serão cerca de 200 cirurgias.

Segundo a Secretarial Estadual de Saúde, a rede pública conta com 1.150 leitos de retaguarda, sendo 927 clínicos (sendo 54 para desintoxicação no Hospital Geral da Mirueira e 43 no Hospital das Clínicas de Carpina) e 223 de traumatologia e cirurgia vascular.