Pessoas com alergia a ovo devem ter cuidado antes de se vacinar contra febre amarela

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2017 às 17:29
Por ser cultivada em ovos embrionados de galinha, vacina contra febre amarela contem grande quantidade de proteínas do ovo (Foto ilustrativa: Free Images)
Por ser cultivada em ovos embrionados de galinha, vacina contra febre amarela contem grande quantidade de proteínas do ovo (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Por ser cultivada em ovos embrionados de galinha, vacina contra febre amarela contem grande quantidade de proteínas do ovo (Foto ilustrativa: Free Images)

Um alerta para as pessoas que convivem com alergia ao ovo em tempos de procura pela vacina contra a febre amarela. Por ser cultivada em ovos embrionados de galinha, a imunização contém grande quantidade de proteínas do ovo. Dessa forma, pacientes com histórico de reações alérgicas ao alimento podem ter complicações após receberem a vacina.

Leia também:

» Tem alguma dúvida sobre a vacina contra a febre amarela? Confira as recomendações

» Secretaria Estadual de Saúde divulga nota informativa sobre febre amarela

» Tire suas dúvidas sobre a febre amarela e saiba como se proteger em regiões silvestres, rurais ou de mata

» Febre amarela: especialistas investigam relação entre surto e degradação ambiental

Segundo a coordenadora de imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Ana Karolina Marinho, pessoas com alergia leve a moderada (apenas urticária, por exemplo) podem receber a vacina sob supervisão médica, devendo ficar em observação pro 30 minutos após a imunização.

Já aqueles pacientes que têm histórico de alergias graves após a ingestão de ovo, a exemplo da anafilaxia (sintomas incluem erupção cutânea, náusea, vômitos, dificuldade de respirar e estado de choque) têm contraindicação para a vacina. "Se o risco de exposição à febre amarela for muito grande, o paciente deve ser encaminhado ao especialista para realização de testes cutâneos com a vacina da febre amarela. Se o resultado do teste for negativo, pode-se administrar a vacina sob supervisão médica e com período de observação de 30 minutos. Se o teste for positivo, deve-se discutir com o alergista o fracionamento das doses ou a dessensibilização em ambiente que ofereça a possibilidade de manejo adequado em caso de possível anafilaxia pós vacinal", ressalta a especialista.

A doença

A febre amarela é uma doença viral aguda febril, transmitida por mosquitos hematófagos da família Culicidae e do Gênero Aedes e Haemagogus. Os sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Pessoas que moram em áreas endêmicas, consideradas de risco para a febre amarela, segundo o Ministério da Saúde, devem receber a vacina. A indicação serve também para aqueles que irão se deslocar para estas áreas no Brasil ou viajar para países de risco para febre.