Depressão é tema de campanha da OMS para o Dia Mundial da Saúde de 2017

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/01/2017 às 14:03
Estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades no mundo tenham depressão  (Foto: Free Images)
Estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades no mundo tenham depressão (Foto: Free Images) FOTO: Estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades no mundo tenham depressão (Foto: Free Images)

Para o Dia Mundial da Saúde deste ano, lembrado em 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida. Com o lema Let’s talk (Vamos conversar, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências. ]

Leia também:

Depressão após nascimento do filho pode atingir os homens. Confira os sintomas

Em mulheres com câncer de mama, prevalência de depressão pode chegar a 25%, diz psiquiatra

Conversar abertamente sobre depressão, que afeta 350 milhões de pessoas no mundo, é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

Principal causa de incapacidade em todo o mundo, a depressão pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou na família. Bom é saber que existem vários tratamentos eficazes para esse transtorno mental. Mas infelizmente menos da metade dos pessoas com depressão (em muitos países, menos de 10%) recebe tratamento. Os obstáculos a uma terapêutica eficaz incluem a falta de recursos, a falta de profissionais treinados e o estigma social associado aos transtornos mentais.