PE: exames preventivos de câncer de mama e próstata realizados pelo Sesi beneficiaram 32 mil pessoas este ano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/12/2016 às 11:54
Programa de Prevenção aos Cânceres de Mama e Próstata do Sesi realizou exames gratuitos de prevenção de câncer de mama e próstata em 32 mil pessoas (Foto ilustrativa: SJCC)
Programa de Prevenção aos Cânceres de Mama e Próstata do Sesi realizou exames gratuitos de prevenção de câncer de mama e próstata em 32 mil pessoas (Foto ilustrativa: SJCC) FOTO: Programa de Prevenção aos Cânceres de Mama e Próstata do Sesi realizou exames gratuitos de prevenção de câncer de mama e próstata em 32 mil pessoas (Foto ilustrativa: SJCC)

O Programa de Prevenção aos Cânceres de Mama e Próstata do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi-PE) encerrou o ano com 32 mil pessoas beneficiadas com exames gratuitos em 27 municípios pernambucanos. Foram 16 mil ultrassonografias da próstata e PSA, exame de sangue que complementa o diagnóstico do câncer de próstata, para homens e outros 16 mil ultrassonografias da mama e mamografias, para as mulheres.

O programa iniciou as atividades em 1997, e desde então, já atendeu mais de 300 mil pessoas. Para realizar esses atendimentos, o Sesi/PE leva sua unidade móvel, um ônibus equipado e com médicos, para realizar os exames e já chegou a 109 dos 185 municípios pernambucanos.

“É com muita alegria que percebemos a mudança de comportamento dos homens, ao longo desses anos, que têm se preocupado cada vez mais em cuidar da saúde. Esse programa faz parte do compromisso social do Sesi em promover a qualidade de vida da população, especialmente do trabalhador da indústria”, afirmou o superintendente da entidade, Nilo Simões. “Por isso, temos atuado firmemente em facilitar o acesso de homens e mulheres aos exames necessários para obter um diagnóstico precoce do câncer de próstata e mama, que aumenta as chances de cura em 90% e reduz as sequelas do tratamento”.