Mostra fotográfica exibe registros de bebês com zika congênita acolhidos pela FAV

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/11/2016 às 17:40
Exposição, assinada pela fotógrafa Cláudia Araújo, faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação Altino Ventura (Fotos: Cláudia Araújo / Divulgação)
Exposição, assinada pela fotógrafa Cláudia Araújo, faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação Altino Ventura (Fotos: Cláudia Araújo / Divulgação) FOTO: Exposição, assinada pela fotógrafa Cláudia Araújo, faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação Altino Ventura (Fotos: Cláudia Araújo / Divulgação)

A Fundação Altino Ventura (FAV) realizará nesta sexta-feira (2), a partir das 8h, no JCPM Trade Center, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, a exposição fotográfica 'Zika vírus: um problema mundial'. A mostra, assinada pela fotógrafa Cláudia Araújo com o apoio do também fotógrafo João Carlos Lacerda, faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos da entidade. Os registros revelam diversos ângulos da rotina de crianças com síndrome congênita do zika vírus e seus familiares acolhidos desde dezembro de 2015 no Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, unidade administrada pela FAV.

Imagem da mostra fotográfica Zika vírus: um problema mundial (Foto: Cláudia Araújo / Divulgação) Crianças em tratamento na FAV recebem reabilitação nas quatro deficiências. Familiares e cuidadores também recebem apoio psicossocial

Considerada pelo Unicef referência mundial no tratamento dessas crianças, a FAV foi a primeira instituição a oferecer reabilitação nas quatro deficiências (física, intelectual, auditiva e visual), além de apoio psicossocial aos seus familiares e cuidadores. "A FAV vem apoiando seus pacientes de todas as formas possíveis. Encontramos na fotografia uma aliada para promover a inclusão social, quebrar barreiras, preconceitos e paradigmas. A mostra fotográfica tem o intuito de expressar os sentimentos e desafios que as famílias dos bebês com síndrome congênita do zika vírus (microcefalia é apenas uma das consequências) precisam enfrentar. Que a sociedade se mobilize, saia da zona de conforto e use seus talentos para ajudar os mais necessitados", destaca a oftalmologista Liana Ventura, presidente da FAV.

Imagem da mostra fotográfica Zika vírus: um problema mundial (Foto: Cláudia Araújo / Divulgação) Para a fotógrafa Cláudia Araújo, a rotina dos familiares e cuidadores das crianças com zika congênita foi o que mais comoveu durante a captação dos registros para a mostra

Para a responsável pela mostra, o que mais a comove é a história de vida dos pais e cuidadores das crianças. “Fico emocionada com a luta dessas famílias. Sempre busquei, com o meu trabalho, levar um pouco de amor para a vida dessas pessoas e espero que a exposição possa estimular novos voluntários”, destacou a expositora. “O trabalho da Fundação Altino Ventura é lindo e muito especial. Foi através dele que consegui chegar a essas crianças, que precisam do cuidado da instituição para se desenvolver”, conta a fotógrafa Cláudia Araújo.

Serviço

Mostra fotográfica Zika vírus: um problema mundial | Organizada pela Fundação Altino Ventura

Data: sexta-feira, 2 de dezembro

Horário: a partir das 8h

Local: foyer do JCPM Trade Center | Avenida Engenheiro Antônio de Góes, 60 - Pina, Recife