Suco de uva integral: uma boa fonte do antioxidante resveratrol

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/08/2016 às 10:50
suco destaque FOTO:

Suco de uva integral deve ser associado a hábitos de vida saudáveis (Foto: Igo Bione) Associado a hábitos de vida saudáveis, suco de uva integral pode ser um antioxidante eficaz (Foto: Igo Bione)

Tanto o vinho tinto quanto o suco de uva integral possuem resveratrol, composto com propriedades antioxidantes que ajudam a evitar o aparecimento de alguns problemas de saúde e a formação de radicais livres no organismo capazes de favorecer o envelhecimento celular. "A diferença entre o suco de uva integral e o vinho tinto é o álcool, que tem ação deletéria para a saúde”, alerta a nutricionista Conceição Chaves, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela orienta que, para quem deseja desfrutar dos benefícios proporcionados pelo resveratrol, o mais indicado é acrescentar o suco de uva integral ao cardápio e a própria uva escura, além de outras frutas vermelhas.

Leia também:

» Suco de uva pode ajudar quem deseja reduzir gordura abdominal, diz estudo

» Confira 3 dicas simples para incluir o suco de uva integral no cardápio das crianças

» Confira boas razões para acrescentar o suco de uva integral ao cardápio

“É importante orientar que, consumido de forma isolada, o suco de uva integral não vai fazer milagres. Ele deve ser associado a comportamentos saudáveis, principalmente aqueles hábitos que controlam o peso corporal, como a prática regular de atividade física e a alimentação balanceada”, ressalta Conceição.

A nutricionista ainda chama atenção em relação ao tipo de suco de uva que deve ser escolhido. “É importante ficar atento ao néctar, que pode ter alto teor açúcar e, por isso, deve ser evitado por quem tem diabetes e por aqueles que não desejam ganhar peso”, ressalta a especialista. Por isso, vale analisar as embalagens: para ser integral, o suco de uva deve ter 100% da fruta, ser isento de água, açúcar, corantes e conservantes.