Saiba como manter equilibrada a alimentação das crianças nas férias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/07/2016 às 13:57
frutas_destaque FOTO:

 (Foto: Free Images) Salgadinhos podem ser substituídos por pipoca feita em casa, que tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino (Foto: Free Images)

Frutas, verduras e legumes são itens essenciais para o cardápio das crianças no dia a dia. A questão é: como fazer com que os pequenos mantenham a alimentação saudável também no período de férias? É importante seguir algumas dicas para organizar o cardápio da garotada, mesmo fora da rotina escolar.

O primeiro passo é estimular a criança a tomar um bom café da manhã. Como o almoço durante as férias costuma ser mais tarde, ela estará com nutrientes suficientes no organismo para esperar até a refeição.

Leia também:

>> Saiba quais são os nutrientes que não podem faltar na alimentação das crianças

E se sair para almoçar fora? Tenha em mente que o ideal é colocar todos os grupos alimentares no prato da criança. São eles: arroz ou macarrão, feijão, legumes, verdura e um tipo de carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha.

Para o lanchinho, mantenha frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças, conforme explica a supervisora de Nutrição do Hospital Esperança Olinda, Ana Rafaela Martins. “Morangos, gomos de tangerina, uvas e kiwi agradam a criançada e são ricos em vitaminas antioxidantes”, afirma.

Além disso, ela orienta que as famílias não façam estoque de biscoitos e guloseimas em casa: “Quanto maior for a oferta, mais a criança comerá esse tipo de alimento. É melhor oferecer cookies e rosquinhas integrais, que são encontrados em diversos sabores, desde aveia e mel até cacau e frutas vermelhas”.

Os famosos salgadinhos podem ser substituídos por pipoca feita em casa, que tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino dos pequenos, segundo Ana Rafaela. Sanduíches naturais, acompanhados de suco, são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar. “Dê preferência aos pães integrais e recheie com alface, tomate, pasta de soja, queijo branco e frango desfiado. Para incentivar que os pequenos comam, vale cortar o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores”, completa.

“Envolva os pequenos na preparação dos lanches. E que tal aproveitar o tempo livre para marcar um piquenique? Inclua no cardápio sanduíches naturais, frutas secas, salada de frutas, sucos e chás gelados”, orienta a profissional. Por fim: “É importante o exemplo dos pais: não adianta falar para o filho comer frutas e salada se esses alimentos não fazem parte do hábito dos pais”, finaliza Ana Rafaela.

Outas dicas:

– Não proíba, mas considere colocar limites. Determine o dia em que as crianças podem escolher o cardápio.

– Estimule brincadeiras em grupo e ao ar livre para que as crianças mantenham uma atividade física. Limite o tempo ao computador e equipamentos eletrônicos.