Pesquisadores convocam idosos para pesquisa sobre Alzheimer no Hospital das Clínicas da UFPE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/07/2016 às 10:31
idosos_destaque FOTO:

Imagem de casal de idosos passeando em parque (Foto: Free Images) Pesquisadores investigam efeitos do exercício físico sobre as funções cognitivas, qualidade de vida e marcadores inflamatórios em pacientes com Alzheimer (Foto: Free Images)

Pesquisadores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão convocando idosos voluntários para participarem de pesquisa que investiga os possíveis efeitos do exercício físico e/ou da estimulação cognitiva sobre as funções cognitivas, qualidade de vida e marcadores inflamatórios em pacientes com a doença de Alzheimer.

Leia também:

>> Dica do bem: Controlar a glicose ajuda a ter boa memória

>> Doença de Alzheimer reduz sensibilidade gustativa, aponta estudo

>> Comunicar-se bem com idoso que tem Alzheimer melhora a qualidade do cuidado

Para participar, o parente do idoso e/ou o cuidador responsável deverá comparecer às segundas-feiras (4/7, 11/7, 18/7, 01/8, 8/8 e 15/8), no horário das 9h às 12h, no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e Comportamental, localizado no 2º andar do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, para serem consultados. Serão realizados 10 atendimentos por dia, organizados por ordem de chegada. O paciente não deverá comparecer à primeira consulta; apenas o responsável pelo mesmo. Na ocasião, é preciso levar os exames já realizados, informações sobre os medicamentos em uso e o encaminhamento médico.

Além dos benefícios esperados pelo tratamento que será realizado na pesquisa, o idoso será beneficiado com uma avaliação médica, avaliação física, avaliação cognitiva, avaliação nutricional, prescrição e acompanhamento de exercícios físicos por 12 semanas.

A pesquisa, coordenada pelo professor André dos Santos Costa, do Departamento de Educação Física da UFPE, será realizada em parceria com a UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o HC. Será atendido o público a partir dos 60 anos de idade, diagnosticados com a doença de Alzheimer em estágio leve.

Para se integrar à pesquisa, o idoso não poderá estar participando de qualquer outro tratamento (físico e/ou cognitivo) além do farmacológico, bem como não pode possuir qualquer restrição ao exercício físico, limitações locomotora, auditiva ou visual. Além disso, o idoso deverá disponibilizar dois dias na semana para realização da intervenção terapêutica, que acontecerá no Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes), localizado nas dependências do Hospital das Clínicas da UFPE.