problemas renais

Pacientes com problemas renais devem ficar atentos ao consumo de comidas juninas

Pacientes com doença renal podem comer milho? Especialista explica os problemas e como adequar a dieta

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/06/2016 às 11:21 | Atualizado em 10/10/2023 às 11:10
Washington Ferreira / TV Jornal
Além de receitas que levam milho, pratos que têm muito potássio na composição devem ser consumidos com moderação ou excluído da lista de pacientes com problemas renais FOTO: Washington Ferreira / TV Jornal

Pessoas que convivem com problemas renais crônicos devem ficar atentos ao consumo de comidas juninas, já que nem todas as receitas de São João podem ser incluídas no cardápio desses pacientes.

Segundo a nutricionista em nefrologia Roberta Barreto, da Uninefron, além do milho, alimentos que possuem potássio na composição devem ficar de fora.

"Pacientes que possuem déficit de função renal, devem ter restrição da ingestão de alimentos ricos em potássio, como leite de coco, castanhas, amendoim, amêndoas, avelã, frutas secas desidratadas, chocolate, café instantâneo e etc., pois os rins comprometidos reduzem a capacidade de excretar e adequar os íons, e o potássio é um deles", explica.

O ideal, segundo a especialista, é preparar os pratos substituindo o leite de coco pelo leite líquido (de origem animal), já que eles apresentam menor concentração de potássio que os leites em pó.

"O mais indicado também é utilizar milho in natura no preparo, pois os industrializados contêm sódio", destaca Barreto.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a quantidade consumida, independentemente da existência de problema renal.

"Esses pratos típicos do período junino possuem elevada concentração de açúcar, gordura, sal e pouca proteína. Em linhas gerais, são extremante calóricos. Por isso, devem ser consumidos em menor quantidade, principalmente pelos que estão acima do peso", esclarece.

>> Chá de banana para emagrecer funciona?

Na lista dos alimentos juninos mais saudáveis está o milho cozido e assado. Lembrando que os pacientes renais devem consumir apenas a primeira opção.

A canjica e pamonha também são os pratos de destaque no quesito calórico. Já os bolos são fontes de açúcar, sal, gordura e carboidrato. O Souza Leão e Pé de Moleque são ricos também em gordura saturada, por isso devem ser consumidos com mais cautela.

Outra dica é ingerir esses pratos após a ingestão de fibra, salada e alimentos de origem vegetal. "Dessa forma, as pessoas acabam comendo menos pelo fato de estarem saciadas e, consequentemente, ingerem menos açúcar e gordura", finaliza a nutricionista.