Pesquisa revela diferença de nutrientes no rótulo e na composição de barras de cereais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/06/2016 às 9:00
barra-de-cereal-235 FOTO:

Imagem ilustrativa de barra de cereal (Foto: Free Images) Levantamento da Proteste constatou que teores de nutrientes declarados nas embalagens de barras de cereais nem sempre são os mesmos que os produtos têm em sua composição (Foto: Free Images)

Em mais um levantamento com produtos do mercado, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) analisou 12 barras de cereais - nos sabores aveia e mel, castanhas e banana - e constatou que os teores dos nutrientes declarados nos rótulos das embalagens nem sempre são os mesmos que os produtos realmente contêm em sua composição. Foi detectada diferença acima do permitido entre os teores nutricionais declarados nos rótulos e os efetivamente encontrados nos produtos em análise no laboratório. Os valores declarados nos rótulos podem ter uma diferença de até 20% a mais.

Leia também:

» Proteste lista dicas para diminuir impacto de aumento do preço de medicamentos

» Pesquisa da Proteste aponta que apenas 9% dos pais notam sobrepeso dos filhos

» Proteste constata que fumaça de 5 marcas de incenso contém substâncias cancerígenas

» Proteste lança cartilha com orientações sobre saúde bucal

Além disso, foi constatado baixa qualidade nutricional em quatro produtos avaliados. Em parte deles, as fibras estão abaixo do esperado. E ainda não faltam gorduras, sódio e há até aditivos controversos. "O consumidor que tenta adotar uma alimentação saudável conferindo as tabelas nutricionais acaba sendo enganado pelas informações das embalagens; por isso denunciamos essa situação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária", alerta a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.

A pesquisa também apontou que algumas barras contêm os aditivos BHA e BHT, que já foram banidos em alguns países da Europa, pois podem aumentar os teores de lipídios e gorduras no sangue, atrapalhar a absorção das vitaminas A e D pelo organismo e causar urticária e dermatite. Ainda segundo a entidade, estudos também indicam que essas substâncias são potencialmente cancerígenas.

Após o levantamento, a Proteste pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma legislação mais clara sobre a classificação light de produtos alimentícios, incluindo as barras de cereais.

Para conferir a pesquisa e as marcas de barras de cereais analisadas, clique aqui.