Complicações e tratamento da chicungunha são tema de workshop no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/06/2016 às 14:36
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) FOTO: (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Chicungunha é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) Chicungunha é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

O Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará, no dia 18 de junho, o workshop Chicungunha: uma abordagem interdisciplinar, no auditório do JCPM Trade Center, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, das 8h30 às 17h. O evento é destinado aos profissionais de saúde, estudantes de graduação da área e residentes. É aberto tanto ao público do HC/UFPE quanto ao de outras instituições.

Leia também:

» Chicungunha: Confira os cuidados que podem ajudar a amenizar efeitos da doença

» Chicungunha: Cuidado e tratamento passam a ser oferecidos a altura do tamanho da dor

O intuito do workshop é aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre chicungunha. O foco é também reforçar o aspecto de multidisciplinaridade com o qual a doença deve ser manejada, já que, em suas formas mais sérias, a infecção pelo vírus pode resultar em problemas como artrite crônica e até meningite, o que aciona em seu tratamento a longo prazo diversas especialidades da saúde como reumatologia, fisioterapia e infectologia, entre outras.

A chefe do Serviço de Reumatologia do HC, Ângela Duarte, e a coordenadora da Residência Médica do HC/UFPE, a reumatologista Cláudia Marques, organizadoras do evento, explicam que é essencial que a comunidade hospitalar desenvolva um maior esclarecimento sobre os mecanismos da doença, o que pode ajudar num melhor tratamento dos pacientes acometidos pelo vírus e melhores resoluções para sanar esse recente problema de saúde pública.

“É perceptível que muitas pessoas da área da saúde possuem uma série de dúvidas em relação às especificidades dessa doença. Então, o workshop surge como uma possibilidade para que essas dúvidas sejam esclarecidas e para que os profissionais, alunos e residentes de várias áreas possam ficar cientes de seus papéis no tratamento da chicungunha”, comenta Cláudia Marques.

Os interessados em se inscrever devem acessar o site do evento (https://www.chikungunyaworkshop.com). Mais informações: [email protected].