Clínicas particulares de Pernambuco já estão com vacina contra gripe para 2016

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/03/2016 às 11:20
vacina destaque FOTO:

vacina contra gripe Vacina contra gripe tem como objetivo reduzir complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus na população (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Clínicas privadas de vacinação em Pernambuco já estão com a vacina contra gripe com cepas atualizadas para 2016. Nas unidades da Vaccine, estão disponíveis a trivalente e a quadrivalente (com três e quatro tipos de cepas de vírus influenza em combinação, respectivamente). A trivalente custa R$ 90; e a tetravalente, R$ 110.

A trivalente protege contra três tipos de cepas: H1N1, H3N2 e uma cepa B. O diferencial da quadrivalente é que ela imuniza contra H1N1, H3N2 e duas cepas B.

Leia também:

>> H1N1: Confira orientações para prevenção da infecção pelos vírus da influenza

>> Idosos devem se vacinar contra gripe para evitar complicações da doença

>> Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, alerta campanha do Ministério da Saúde

"A trivalente pode ser tomada a partir dos 6 meses de vida. E por enquanto, estamos com a quadrivalente que é indicada a partir dos 3 anos. Mas na próxima semana, deve chegar a quadrivalente de outro laboratório e que pode ser prescrita para os bebês a partir dos 6 meses", diz o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima, da Vaccine.

As contraindicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.

Vale frisar que a vacina contra gripe é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses. Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de 9 anos, aplicar duas doses com intervalo de 30 dias.

vacina de gripe 2016 O diferencial da vacina contra gripe quadrivalente é que ela imuniza contra H1N1, H3N2 e duas cepas B (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Campanha nacional

O Ministério da Saúde esclarece que, a partir do dia 1º de abril, inicia o envio aos Estados da vacina contra a influenza de 2016. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos Estados. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza acontece em todo o País do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização em todo o Brasil.

A campanha tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, que têm mais risco de adoecer.

A vacina fornecida pelo governo é a trivalente.

Prevenção - H1N1 - Influenza

Saiba mais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe é uma das enfermidades que mais afeta a população mundial e chega a causar de 250 a 500 mil mortes por ano, além de 3 a 5 milhões de casos graves. A doença, causada pelos vírus influenza A e B, afeta anualmente em média de 5% a 10% dos adultos e entre 20% e 30% das crianças.

Estudos mostram que, durante a época de circulação máxima, normalmente no inverno, o vírus é identificado em cerca de 30% dos quadros de síndrome gripal, fazendo com que profissionais deixem de trabalhar entre um e cinco dias, resultando em um impacto socioeconômico.