Confira 5 fatores que podem causar dor na mulher durante as relações sexuais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2016 às 17:00
sexo-235 FOTO:

Imagem de homem e mulher se beijando (Foto: Shutterstock) Dor causada na mulher durante o sexo pode ser sinal de doenças ou outros problemas, como candidíase e endometriose (Foto: Shutterstock)

Sentir dor é sinônimo de que algo não está funcionando direito no nosso organismo. E a máxima não é diferente nas relações sexuais, onde o protagonista deve ser o prazer. Por isso, qualquer desconforto na hora do sexo é sinal de que um especialista deve ser procurado com urgência.

Leia também:

» Aproveite o bem-estar proporcionado pelo sexo de forma segura

» Sexo na gestação é confortável, seguro e prazeroso na maioria dos casos

» Seis coisas que as mulheres devem saber sobre infertilidade

» Confira os exames que não podem faltar no check-up de toda mulher

A ginecologista Lilian Fiorelli, especialista em uroginecologia e sexualidade humana, da Alira Medicina Clínica e Cirúrgica, listou alguns fatores que podem provocar incômodos nas relações sexuais. “O importante é não ter vergonha de conversar com o parceiro nem com o médico sobre o assunto. Procure a orientação necessária, faça os tratamentos de acordo com cada causa e aproveite uma vida mais feliz e prazerosa”, orienta a médica.

Confira os principais sinais de alerta:

1. Falta de lubrificação

Quando o organismo não produz lubrificação suficiente para preparar a vagina para a relação sexual, a mulher pode sentir muita dor na hora da penetração. Sem a lubrificação, o atrito pode ocasionar microfissuras na mucosa da vagina, o que gera a dor. A dor diminui a excitação e a sensação de prazer, o que diminui ainda mais a lubrificação, gerando um ciclo muito doloroso.

A causa pode estar relacionada desde a problemas ginecológicos mais sérios quanto a situações em que pequenos desequilíbrios na flora vaginal ou hormonal causam a sensação de secura vaginal. O fator psicológico também pode dificultar a lubrificação.

2. Infecção urinária ou cistite

Ardência, incômodo ou dor durante a relação sexual ou mesmo após o ato podem indicar uma cistite, infecção e/ou inflamação da bexiga, em geral causada por bactéria (infecção urinária). Como a bexiga fica muito próxima à vagina, quando há infecção, o contato contínuo na relação pode piorar o incômodo na hora do ato.

3. Candidíase

A candidíase, em geral, está associada ao corrimento branco, às vezes com coceira, e bastante dor na hora da penetração. Esta infecção é causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida.

Esse fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades na vagina, não causando qualquer sintoma. No entanto, certos medicamentos e problemas de saúde podem favorecer o crescimento.

4. Endometriose

A endometriose é uma doença na qual as células do endométrio, camada que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo, principalmente na região pélvica - como útero, ovário, intestino, reto e bexiga. Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células do endométrio a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um possível embrião. Quando não há gestação, o corpo elimina parte do endométrio na menstruação.

O que acontece é que quando o endométrio está localizado em outras regiões do organismo, o sangramento fica dentro da barriga ocasionando aumento da dor no período menstrual. Se a endometriose estiver localizada próximo da vagina, como atrás do útero, nos ovários ou for disseminada pela pelve, pode causar dor na relação.

5. Vaginismo

O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária dos músculos ao redor da entrada da vagina. Essa musculatura, ao contrair, impede a penetração, causando desconforto. Motivos fisiológicos ou psicológicos podem gerar esta disfunção. O tratamento, na maioria das vezes, está associado à terapia realizada por uma série de profissionais, muitas vezes em conjunto (ginecologista, fisioterapeuta, sexólogo e psicólogo).