Cartilha tira dúvidas e desfaz mitos sobre a quimioterapia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/02/2016 às 16:22
Sequipe-235 FOTO:

Imagem de parte da equipe do Sequipe (Foto: Divulgação) Equipe do Serviço de Quimioterapia de Pernambucolançou cartilha 'Quimioterapia, Verdades sem Mitos', publicação para orientar pacientes, familiares e cuidadores sobre tratamento do câncer (Foto: Divulgação)

O Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (Sequipe) lançou a cartilha 'Quimioterapia, Verdades sem Mitos', uma publicação para orientar pacientes, familiares e cuidadores sobre o tratamento do câncer. O guia, elaborado por Eriberto de Queiroz Marques, diretor médico da entidade, com colaboração da equipe multidisciplinar da instituição, reúne as principais dúvidas sobre o processo da quimioterapia. O material gratuito está disponível no site da Sequipe.

"Elaboramos esse guia de orientação e controle dos eventos adversos provocados pelo tratamento oncológico motivados pelo compromisso que temos não somente com nossos pacientes, mas também com todos que o cercam, como familiares e cuidadores. Tentamos condensar as principais dúvidas de maneira prática e objetiva para que todos estejam preparados para os efeitos da quimioterapia", explica o médico.

Entre os assuntos da publicação, orientações sobre a quimioterapia - o que é, como é feita, os resultados e como amenizar os efeitos, por exemplo. A cartilha também aborda a questão da alimentação durante o tratamento oncológico, lembrando a importância de consumir alimentos saudáveis, além de trazer dicas para as refeições e lanches.

Os efeitos da quimioterapia e os sintomas mais temidos por quem se submete ao tratamento oncológico também são tratados na publicação. "Nós explicamos que qualquer medicamento pode causar efeitos adversos e que a intensidade (leve, moderada ou severa) vai depender dos tipos de medicamentos prescritos e da sensibilidade individual de cada um. São orientações que informam e, por isso, acalmam os pacientes, seus familiares e cuidadores. Nosso objetivo é potencializar o tratamento", reforça Dº Eriberto de Queiroz Marques.