Comer bem é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/01/2016 às 12:39
frutas_destaque FOTO:

barrinhaCriancaSaudavel-v2

Frutas não devem faltar no cardápio da garotada (Foto: Michelle Souza/Acervo JC Imagem) Frutas não devem faltar no cardápio da garotada (Foto: Michelle Souza/Acervo JC Imagem)

Iniciamos, nesta sexta-feira (22), a seção Criança Saudável aqui no blog. Neste espaço, vamos conversar sobre atitudes e orientações que podem fazer a diferença no desenvolvimento infantil, como a importância de os pequenos seguirem uma alimentação equilibrada. Para isso, os especialistas têm uma opinião unânime: a garotada se espelha no cardápio adotado pela família. Ou seja, os pais são o exemplo e a inspiração mais valiosa para os filhos.

Leia também:

» Em 10 anos, número de crianças obesas no Brasil pode chegar a 75 milhões, alerta OMS

» Escola também é lugar para se trabalhar a educação alimentar

Mais interessante do que falar sobre o que as crianças devem (ou não) comer, a família pode optar por elementos saudáveis à mesa e tornar prazeroso o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e fibras. Todos esses itens, combinados de maneira balanceada e criativa (dá para fazer deliciosas receitas com todos eles, e vamos dar dicas de algumas aqui no blog), oferecem nutrientes (proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais) importantes para o desenvolvimento saudável da garotada.

Para quem quiser garantir a presença de todos os tipos de alimentos no cardápio dos pequenos, que tal escolher um dia para as crianças participarem do preparo das refeições? Há pais que levam os filhos para as feirinhas de orgânicos no fim de semana, planejam o almoço e, ao chegarem em casa, preparam com os filhos os alimentos. Em seguida, fazem a refeição à mesa, com a família reunida.

Esperamos que vocês gostem desta nova seção do blog e se sintam à vontade para enviar sugestões e trocar ideias conosco. Nosso próximo tema aqui será sobre a escolha dos alimentos e produtos saudáveis para a lancheira da garotada. Sintam-se à vontade para colaborar.