Tratamento para disfunção erétil fica de fora da revisão do rol da ANS

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/01/2016 às 10:38
Protese_Peniana_Inflavel_destaque FOTO:

Prótese inflável reproduz a ereção tal como ela ocorre quando o homem não tem disfunção erétil (Foto: Divulgação) Prótese inflável reproduz a ereção tal como ela ocorre quando o homem não tem disfunção erétil (Foto: Divulgação)

Ficou de fora da lista das novas coberturas obrigatórias para os planos de saúde o implante peniano inflável, indicado para o tratamento da disfunção erétil grave. A inclusão do dispositivo na relação de procedimentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos usuários foi defendida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), através da Campanha Nacional contra a Disfunção Erétil - De Volta ao Controle (www.devoltaaocontrole.com.br).

Leia também:

>> Começam a vigorar novas coberturas obrigatórias para planos de saúde

>> As 10 dúvidas mais comuns sobre impotência sexual e uso de prótese peniana

>> Brasileiros desconhecem gravidade e tratamento da disfunção erétil, diz pesquisa

>> Disfunção erétil é um distúrbio que deve ser tratado a dois

Durante o processo de revisão do rol, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu uma Consulta Pública para saber a opinião da sociedade sobre os procedimentos indicados.

"O implante peniano inflável é o tratamento mais adequado para melhorar a qualidade de vida de milhões de brasileiros com indicação cirúrgica para a disfunção erétil. E, apesar de ser o único que proporciona uma ereção semelhante à fisiológica com elevado índice de satisfação, teve sua cobertura negada", lamenta o chefe do departamento de Andrologia da SBU, Antonio de Moraes Jr.

A cirurgia para tratamento da disfunção erétil com o implante da prótese peniana é uma técnica eficiente e segura. O implante inflável é a primeira opção de terapia para casos cirúrgicos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália.

Atualmente, estima-se que 25 milhões de homens no País convivam com a disfunção erétil. Desse universo, 11,3 milhões teriam estágios de moderado a completo da doença.

Saiba mais

O implante peniano inflável reproduz o preenchimento do pênis, imitando o fluxo sanguíneo no momento da ereção. Trata-se de uma tecnologia de inflação e deflação totalmente controlável, com bom resultado estético, reproduzindo uma ereção semelhante à fisiológica e um estado de flacidez muito próximo ao fisiológico. Permite o reestabelecimento da vida sexual ativa de forma harmoniosa, a qualquer momento, mas sem o constrangimento da ereção constante do implante semirrígido.

Benefícios

- Ereção controlável, próxima da fisiológica e no momento mais conveniente ao usuário

- Discrição (a prótese inflável não é perceptível a olho nu)

- Nível de satisfação do paciente de 98%

- Segurança e domínio da situação

- Solução permanente para a disfunção erétil

- Ereção independente de estímulo e mantida pelo tempo desejado pelo usuário

- Espontaneidade durante as relações sexuais

- Possibilidade de expansão da circunferência do pênis

- Opção para os casos em que os medicamentos e a injeção não funcionam mais

- Dispensa o custo com medicamentos orais e injetáveis

- Não interfere na ejaculação ou no orgasmo

- Garantia vitalícia do implante inflável, permitindo reposição do produto em caso de falha mecânica, dependendo do fornecedor