Lika desenvolve biossensor para detectar vírus zika e chicungunha

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/12/2015 às 15:26
ZIKA DESTAQUE FOTO:

barrinhaContraDengue

Gensensor, nome de fantasia do produto, ainda tem um caminho relativamente longo a trilhar até que possa ser disponibilizado em escala comercial (Foto: UFPE) Gensensor, nome de fantasia do produto, ainda tem um caminho relativamente longo a trilhar até que possa ser disponibilizado em escala comercial (Foto: UFPE)

O médico e pesquisador José Luiz de Lima Filho, diretor do Instituto de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vem desenvolvendo o Gensensor, instrumento que pode acusar a presença do vírus zika e da chicungunha, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Leia também:

» Brasil conta com 16 laboratórios para diagnosticar zika, informa Ministério da Saúde

» Ministério da Saúde esclarece boatos sobre infecção pelo vírus zika

Hoje utilizado para detectar a dengue, HPV e câncer de mama, o biossensor parte de um conceito relativamente simples para identificar a presença do agente infeccioso. “O equipamento é munido de uma fita com os dados que caracterizam geneticamente o vírus procurado e, quando submetido ao contato com o sangue do paciente, caso haja na amostra sanguínea o mesmo DNA armazenado no equipamento, ocorre uma reação que comprova a presença do vírus”, explica José Luiz.

À frente de uma equipe multidisciplinar de 13 pessoas, entre profissionais e bolsistas de biologia, biomedicina e medicina, entre outros, que atuam no Laboratório de Biotecnologia do Lika, o professor José Luiz adianta que o Gensensor, nome de fantasia do produto, ainda tem um caminho relativamente longo a trilhar até que possa ser disponibilizado em escala comercial. “A depender do aporte financeiro que a pesquisa receber, estimamos entre três a oito anos o tempo necessário para cumprir todas as exigências de ordem técnica e da área de saúde”, avalia.

Quanto à efetividade clínica do objeto, todos os testes laboratoriais já foram feitos. Agora é necessário desenvolver o protótipo do equipamento para torná-lo resistente, durável e com custo competitivo, segundo o pesquisador. Após esse processo, será necessário fazer os testes de campo, contraprovas e, então, submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação definitiva. Ao final, o Gensensor deverá ter a mesma funcionalidade dos equipamentos usados domesticamente para aferir o teor glicólico por pacientes diabéticos.

Atualmente, os testes para a dengue são feitos apenas em laboratórios, e o resultado demora cerca de uma hora e meia para sair, mas o paciente só os recebe, na maioria das vezes, 24 horas depois. Segundo José Luiz, por precisar de uma máquina específica e de técnicos profissionalizados, o processo é mais caro do que será a análise feita pelo biossensor. “Quem sabe, no futuro, os próprios agentes de saúde poderão carregar amostras da nossa tecnologia para testar as pessoas em suas casas e dar o resultado em até 20 minutos”, prevê José Luiz.