Microcefalia: Oftalmologistas investigarão influência do zika vírus na visão de bebês

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/12/2015 às 11:00
microcefalia-235 FOTO:

Imagem de recém-nascido com microcefalia (Foto: Edmar Melo / JC Imagem) Atendimentos acontecerão por causa da descoberta de alterações importantes na retina e nervo óptico dos recém-nascidos diagnosticados com microcefalia (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

Equipes formadas por especialistas em retina e oftalmopediatria farão na próxima semana dois mutirões de atendimento no Recife para investigar possíveis influências do zika vírus na visão das crianças diagnosticadas com microcefalia. A suspeita surgiu, segundo as oftalmologistas Liana Ventura e Camila Ventura, depois da descoberta de alterações importantes na retina e nervo óptico dos recém-nascidos.

Leia mais:

» Mãe de bebê com microcefalia transforma dificuldades em palestras e grupo de apoio

» Fiocruz vai levantar histórico de 600 bebês com e sem microcefalia

» Mães de bebês com microcefalia precisam de apoio psicossocial

O primeiro atendimento, gratuito, acontecerá nesta segunda-feira (14), na Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Boa Vista, Centro da capital pernambucana. Já para o atendimento privado e de conveniados, o mutirão acontecerá na próxima sexta-feira (18), no Hospital de Olhos de Pernambucos (Hope), na Ilha do Leite, também área central da cidade. Ambos os atendimentos começarão a partir das 7h. O objetivo da iniciativa é orientar as mães das crianças para o tratamento da microcefalia no campo visual. Os pacientes ainda serão submetidos a exames complementares, como retcam, ultrassom e OCT).

A Upae Caruaru, administrada pela FAV, também disponibilizou para a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco exames de USG Obstétrica e USG Trans Fontanela, que são necessários para o diagnóstico e acompanhamento de casos de microcefalia.

Serviço

Fundação Altino Ventura (FAV)

Endereço: Rua da Soledade, 170, Boa Vista, Recife

Telefone: (81) 3302.4300

Site: www.fundacaoaltinoventura.com.br

Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope)

Endereço: Rua Francisco Alves, 887, Ilha do Leite, Recife

Telefone: (81) 3302.2020

Site: www.hope.com.br