Prefeitura do Recife inicia atividades do Novembro Azul

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/11/2015 às 17:00
homem-235 FOTO:

Imagem de homem triste (Foto: Photl.com) Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) neste ano apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista (Foto: Photl.com)

A Secretaria de Saúde do Recife começou as atividades que marcam o calendário do Novembro Azul, período que marca, principalmente, a luta contra o câncer de próstata. Os homens estão convidados a participar das ações, que ocorrerão em todos os distritos sanitários da capital pernambucana, em parceria com organizações comunitárias e organizações não-governamentais.

Leia Mais:

» Novembro Azul: Sete novos casos de câncer de próstata surgem a cada hora

Além dos serviços básicos de saúde, como aferição de pressão, testes de glicose, de HIV e Sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá orientações com urologistas e rodas de diálogos sobre as doenças mais frequentes na população masculina – como hipertensão, diabetes e câncer de próstata. "Também vamos abordar a questão da violência, muito comum entre homens jovens, e discutir sobre paternidade, estimulando a participação do homem nas consultas de pré-natal do filho", destaca Helton Feitosa, coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem.

Durante as ações, os participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de saúde. No cartão há espaços que deverão ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas/atividades nas unidades de saúde e vacinação. Os usuários devem levá-lo para todas as consultas. Estima-se que, no Recife, tenha 709.819 homens, o que representa 46,6% da população total.

Além das atividades oferecidas para o Novembro Azul, o atendimento aos homens é realizado durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, as quais realizam encaminhamentos para as Unidades de Referência em Urologia: Policlínica Centro, Boa Vista; Policlínica Salomão Kelner, Água Fria; Policlínica Albert Sabin, Parnamirim; Policlínica Lessa de Andrade, Madalena; Policlínica Agamenon Magalhães, Afogados; Policlínica do Pina, Pina.

Confira a programação completa:

Imagem da lista de programação do Novembro Azul da Secretaria de Saúde do Recife