Nove coisas que devemos saber sobre a visão e a saúde dos olhos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/10/2015 às 9:00
olho-235 FOTO:

Imagem de olho (Foto: Free Images) Existem alimentos que podem prevenir doenças oculares? Quantas vezes, em média, piscamos por minuto? Tire algumas dúvidas sobre a visão e saúde ocular (Foto: Free Images)

Quantas vezes, em média, piscamos por minuto? Existem alimentos que podem prevenir doenças oculares? Assistir televisão muito perto do equipamento pode nos prejudicar? Essas são apenas algumas das muitas perguntas quando o assunto é visão e saúde ocular. Que tal tomar nota de algumas curiosidades sobre a questão e aproveitar para tirar as dúvidas?

Leia também:

» Pessoas com olhos claros devem ter cuidado redobrado com exposição ao sol

» Síndrome do olho seco afeta mais mulheres do que homens. Saiba como evitar e tratar a doença

» Sintomas de câncer de olho podem ser silenciosos e dificultar diagnóstico

» Luz emitida por eletrônicos é perigosa para os olhos, alerta especialista

» Coçar os olhos pode favorecer astigmatismo, principalmente em crianças

1) Alguns alimentos podem melhorar sua visão e prevenir algumas doenças oculares?

"Certos nutrientes, como antioxidantes, Ômega-3, luteína e as vitaminas A, C e E podem promover, sim, a saúde dos olhos e reduzir o risco de desenvolvimento de problemas oculares graves. Uma dieta saudável composta de frutas, verduras, peixes e suplementos vitamínicos podem ajudar a sua visão", esclarece o médico Ayrton Ramos, mestre e doutor em oftalmologia e presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia.

2) Uma rotina constante de atividade física regular e alimentação balanceada para manter um peso saudável, também pode ajudar a preservar a saúde ocular?

"A manutenção de um peso saudável também pode ser importante, uma vez que pode ajudar a prevenir ou controlar doenças como o diabetes, que pode causar problemas de visão como a retinopatia diabética", explica o especialista.

3) Quantas vezes, em média, piscamos os olhos?

"Nós piscamos, em média, 17 vezes por minuto. E esse número pode aumentar ainda mais, já que existe uma conexão entre a frequência de piscadas e o estado emocional", ressalta Ramos.

4) Um adulto fica cego a cada 5 segundos e uma criança a cada um minuto ao redor do mundo. Por quais motivos?

"Nas crianças, as infecções congênitas são as principais causas da cegueira, enquanto que entre adolescentes e adultos, os acidentes de trânsito, acidentes em atividades esportivas e no ambiente de trabalho são mais comuns. Já nos idosos, o glaucoma, catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI), são as causas mais comuns de cegueira.

5) Assistir televisão perto demais do equipamento é ruim ou não para os olhos?

"Não. Isso porque os aparelhos de televisão mais modernos, lançados a partir da década de 1990, já não emitem radiação e, portanto não prejudicam a visão. Porém, ainda é importante evitar assistir televisão com a luz apagada. A falta de luz no ambiente faz com a pupila tenha que se adaptar a diferentes luminosidades, causando a 'Síndrome da vista cansada', devido ao estímulo em excesso", ressalta o oftalmologista.

6) A ambliopia, também conhecida como 'olho preguiçoso', acontece quando os olhos não funcionam em conjunto?

"A ambliopia (ou olho preguiçoso) é uma anomalia funcional de um ou em ambos os olhos, sendo uma alteração na região do cérebro responsável pela visão e que não foi devidamente estimulada, principalmente na infância. Crianças que apresentam ambliopia são caracterizadas pela redução ou perda da visão", explica.

7) Existe uma distância certa que nossos olhos devem estar do computador?

"Quando se trata em cuidar da saúde dos olhos, a primeira coisa que a pessoa deve estar atenta é para a distância entre os olhos e o monitor do computador. O recomendável é que haja um espaço de 60 ou 70 centímetros. A luz também é muito importante e deve ser ajustada para que não seja realizado um esforço muito grande pela visão. Assim, se você gosta de utilizar o computador de noite, deixe uma lâmpada acesa para evitar qualquer problema ocular", pontua.

Lubrificação dos olhos: procure deixar a tela mais baixa que os olhos. Isso diminuirá a área de exposição e a evaporação da lágrima. Outra coisa importante é lembrar que é preciso piscar para evitar ressecamentos.

8) 90% das lesões oculares poderiam ser evitadas com hábitos seguros com os olhos, como o uso óculos de proteção?

"Traumas oculares podem acontecer há qualquer momento e poderiam ser evitados se utilizamos equipamentos de segurança apropriados como os óculos protetores nos casos de profissionais marceneiros ou mecânicos, por exemplo. As crianças também não estão longe dos riscos, pois nas escolas, objetos pontiagudos como lápis e tesouras, também são potenciais causadores de lesões, além de quedas e brigas", alerta o médico.

Esportes: os praticantes de atividades físicas também devem ficar atentos, pois as boladas, cotoveladas e cabeçadas estão entre os maiores causadores de traumas oculares. Em alguns casos, não há perfuração ocular, mas o globo ocular pode sofrer lesões mais complexas como hemorragias ou descolamento de retina, por exemplo.

9) Coçar o olho é perigoso?

"Quando o olho coça significa que algo está machucando. Esse incômodo pode significar desde ressecamento ocular até um pequeno cisco que pode gerar alguma lesão na superfície ocular. A prevenção é o melhor remédio. Visite periodicamente o oftalmologista. Só ele pode detectar, diagnosticar e evitar problemas futuros de visão", finaliza o oftalmologista Ayrton Ramos.