Espaço Ciência recebe exposição sobre dengue organizada pela Fiocruz

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/10/2015 às 9:52
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) FOTO: (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Exposição reúne uma série de informações sobre o mosquito Aedes aegypti e os sintomas da dengue (Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem) Exposição reúne uma série de informações sobre o mosquito Aedes aegypti e os sintomas da dengue (Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco traz para o Estado uma mostra interativa sobre a dengue, organizada pelo Museu da Vida, da Fiocruz do Rio de Janeiro. Gratuita e dirigida a todas as idades, a exposição conta com a parceria do Espaço Ciência (Governo do Estado de Pernambuco), em Olinda, no Grande Recife. No local, a mostra começa nesta segunda-feira (19) e vai até o dia 22 de janeiro do próximo ano. O evento integra as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e os 65 anos da Fiocruz Pernambuco.

Leia também:

>> Vacina contra a dengue da Sanofi é aprovada pelo CTNBio para liberação comercial

>> Casos de dengue em Pernambuco crescem 798% em relação a 2014

>> Guillain-Barré: Pernambuco investigará relação da síndrome com zika e dengue

Com apoio da farmacêutica Sanofi, desde 2013, a mostra traz informações sobre a doença em universo multimídia, interativo, divertido e ilustrado, com acompanhamento de notícias sobre a dengue em várias partes do mundo e outras novidades sobre o tema. Também apoia o evento a Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue, coordenada pela

vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.

Entre as atividades da mostra, está o Quintal Interativo - uma oportunidade para o visitante observar ovos, larvas e pupas do mosquito com uso de lupas. Na brincadeira, o observador é estimulado a descobrir possíveis criadouros do Aedes aegypti, como pneus e caixas. Um mosquito fossilizado em âmbar, de 30 milhões de anos, pode ser visto na mostra.

Quem for à exposição vê, logo na entrada, uma escultura com mais de dois metros de um mosquito Aedes aegypti, esculpida pelo artista plástico Ricardo Fernandes. O inseto conduz o visitante ao primeiro módulo, que aborda o tema da biologia dos vetores, o que é e quais os outros mosquitos que podem transmitir a dengue, como o Aedes albopictus, muito comum na Ásia.

O segundo módulo é dedicado ao vírus, explicando como ocorre a multiplicação no inseto e no ser humano. No terceiro módulo, há uma série de informações sobre a doença, os principais sintomas e as complicações causadas pela dengue. O último módulo é dedicado às pesquisas, com destaque para os estudos relacionados à bactéria wolbachia (presente em várias espécies de insetos), usada para bloquear a multiplicação do vírus no vetor.

Uma área especial com capacidade para até 15 pessoas é voltada para a exibição de vídeos. Dois documentários exibidos são: O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo e Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos. Ambos os vídeos são dirigido por Genilton José Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O primeiro recebeu diversos prêmios internacionais, como o segundo lugar no Festival Mif-Sciences (Cuba), em junho de 2006.

Serão distribuídos para as escolas públicas que visitarem a exposição kits preparados pelo Departamento de Entomologia da Fiocruz Pernambuco, com todo o ciclo de vida do mosquito, para uso em atividades educativas. As visitas das escolas devem ser agendadas pelo telefone: 81 3183-5531.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 3,9 bilhões de pessoas estão ameaçadas pela dengue, cuja epidemia atinge países da Ásia, da Oceania, das Américas e da África.

Serviço:

Exposição Dengue

Período: De 19 de outubro de 2015 a 22 de janeiro de 2016

Horário: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados e domingos, das 13h30 às 17h.

Local: Espaço Ciência, situado no Complexo de Salgadinho - Olinda - Pernambuco

Entrada: Gratuita e aberta ao público em geral

Agendamento de visitas: 81 3183-5531 (Espaço Ciência)