Fundação Altino Ventura oferece serviços oftalmológicos gratuitos para crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/10/2015 às 20:11
olhos criança destaque FOTO:

Crianças devem passar por exames oftalmológicos de rotina (Foto: Free Images) Crianças devem passar por exames oftalmológicos de rotina (Foto: Free Images)

Em comemoração à Semana da Criança, de 13 a 17 de outubro, o setor de Projetos Sociais e Unidades Avançadas da Fundação Altino Ventura (FAV) promove uma ação social voltada para o público infantojuvenil (entre 6 e 16 anos) de instituições que trabalham com menores carentes e em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos exames oftalmológicos gratuitos para 360 pacientes.

Leia também:

>> Semana de conscientização sobre saúde ocular infantil é promovida por clínica no Derby

>> GAC lança campanha para conscientização sobre o retinoblastoma em crianças

>> Crianças pequenas: dilatar ou não as pupilas?

Nesta terça-feira (13), serão atendidos 40 crianças e adolescentes do Grupo Vinha de Luz, em Olinda. Já na quarta-feira, a ação se estenderá à Cidade Evangélica dos Órfãos, em Moreno, onde mais 40 crianças serão examinadas. O Lar de Clara, em Cabo de Santo Agostinho, recebe a equipe de profissionais da FAV em dois dias, quinta e sexta-feira, quando 80 pacientes passarão por consultas.

O encerramento do projeto será no sábado, na Igreja Batista de Caetés II, em Abreu e Lima, com ampliação do número de atendidos: 200 crianças poderão se submeter a exames de anamnese (questionário médico); acuidade visual; tonometria de sopro (verificar a pressão ocular da criança); exame de motilidade (verificar algum desvio ocular); dilatação da pupila; exame no aparelho de autorrefração e exame oftalmológico. Caso a criança necessite de algum cuidado oftalmológico específico (exame e/ou consulta), ela será encaminhado para a FAV.

Haverá ainda brincadeiras para as crianças no sábado. Além disso, estudantes de odontologia repassarão noções de escovação dos dentes e distribuição de escova dental.