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Obesidade: Conheça quatro passos simples e valiosos para prevenir a doença

10 / out
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 10/10/2015 às 23:14

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode trazer doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer
Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode trazer doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer

Neste domingo (11/10), Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e Dia Mundial da Obesidade, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) unem forças e chamam atenção para o impacto da obesidade na vida das pessoas, nos sistemas de saúde e na economia, através da campanha Mudar para viver mais e melhor.

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O objetivo da ação é lembrar que a obesidade é uma doença e pode ser prevenida. Entre as orientações da campanha de alerta estão quatro passos fundamentais para evitar problemas com o peso:

1. Alimente-se melhor

Reduza alimentos com muita gordura, açúcar e sal. Sempre que possível, faça as refeições com a família, em casa. Tenha sempre frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Seguir uma rotina, com horários para cada refeição, também é importante.

2. Não se esqueça de beber água

Não espere ter sede para beber água. Quando você sente sede, quer dizer que o corpo já está se desidratando.

Em uma semana de 168 horas, você só precisa dedicar 2,5 horas para atividades físicas e terá grandes benefícios (Foto: Free Images)
Em uma semana de 168 horas, você só precisa dedicar 2,5 horas para atividades físicas e terá grandes benefícios (Foto: Free Images)

3. Movimente-se

Comece por reduzir o seu tempo sentado. Evite escadas rolantes ou elevadores. Suba a pé. Desça do ônibus um ponto antes; deixe o carro um pouco mais longe e vá caminhando. Pedale, mesmo que seja em curtas distâncias. Pense assim: em uma semana de 168 horas, você só precisa dedicar 2,5 horas para atividades físicas e terá grandes benefícios.

4. Durma o suficiente

Crie um ritual, deixe o ambiente silencioso e escuro. Estudos científicos mostram que dormir bem pode prevenir sobrepeso e obesidade. Quem dorme pouco e tem uma qualidade de sono ruim tem mais chances de aumentar o peso.

Saiba mais

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. E o alerta é que crianças obesas poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, câncer e outros problemas de saúde. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo. Dessas, 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade.

O sobrepeso e a obesidade já atingem quase 60% da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados neste ano.


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