Campanha para arrecadação de lenços e palestra marca o Outubro Rosa do HC

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/10/2015 às 23:23
câncer de mama destaque FOTO:

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Divulgação) Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de alertar a população sobre o câncer de mama e a importância da realização dos exames preventivos, o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, ao longo deste mês, diversas ações para lembrar o Outubro Rosa. Entre os destaques, está a campanha para arrecadação de lenços que serão entregues às pacientes em tratamento da unidade. Os interessados devem fazer a doação no Ambulatório de Oncologia, localizado no 3º andar do HC.

Além disso, os profissionais do Serviço de Oncologia visitam diversos ambulatórios do hospital, promovendo rodas de conversas com os pacientes e acompanhantes sobre a doença e os exames preventivos. No dia 16 deste mês, a ex-modelo e blogueira Flávia Flores, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2012 e que, em 2014, terminou o tratamento, ministra uma palestra sobre beleza, dando dicas de amarração de lenços e maquiagem, alimentação e exercícios físicos. A conversa, aberta ao público, será às 10h no auditório do Departamento de Enfermagem do HC.

Aprenda a amarrar lenços na cabeça:

O médico Glauber Leitão, do Serviço de Oncologia do HC e coordenador das ações do Outubro Rosa na unidade, ao lado da enfermeira Luana Pinheiro, explica que a campanha tem o intuito de conscientizar a população que frequenta o HC sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. “Além disso, queremos transmitir solidariedade às pacientes que hoje enfrentam a doença em nossa comunidade”, afirma.

Segundo ele, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. O médico explica ainda que, de um modo geral, a prevenção se baseia no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis. “Estima-se que, pela alimentação e atividade física, seja possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama”, diz.