Outubro Rosa: Imip e Instituto Avon promovem corrida que alerta para o câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/10/2015 às 12:59
mama-destaque FOTO:

Corrida alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Divulgação) Corrida alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Divulgação)

Neste mês de combate à mortalidade por câncer de mama, o Instituto Avon, em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), promove a 1ª Corrida Imip e Avon contra o Câncer de Mama, que acontece no dia 18 de outubro, como parte das mobilizações previstas para o Outubro Rosa no Recife. Para participar, é necessário se inscrever pelo site do Imip (www.imip.org.br) e pagar a taxa de inscrição. O valor será destinado à construção do Instituto de Oncologia do Imip.

Leia também:

>> Campanha reforça importância do acesso igualitário ao tratamento do câncer de mama

>> Biossensor detecta câncer de mama em fase inicial, antes dos exames de imagens

Com a estimativa de atrair 2 mil participantes, a corrida tem como objetivo chamar atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama, por meio do rastreamento mamográfico anual realizado em mulheres com mais de 40 anos de idade.

Serão duas opções de corrida (uma de 5 km e outra de 10 km), ambas com largada às 7h, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Na concentração, haverá estandes onde o público poderá aferir a pressão arterial, fazer tiragem de medidas corporais e medição de glicose, além de uma aula de alongamento com profissionais da área antes da corrida. Em ambas, o percurso contemplará diversas ruas da área central da cidade. O ponto final para o trajeto de 5 km será realizado no Bairro do Recife e, para o de 10 km, no Cais da Alfândega.

A mastologista Rita Dardes alerta para a importância das visitas regulares ao médico e da realização de exames dentro do período anual recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, a fim de que a doença seja detectada em estágio inicial. “Queremos chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda perdem suas vidas devido à detecção tardia da doença e início tardio do tratamento. A boa notícia é que cerca de 30% dessas perdas podem ser evitadas por meio de rastreamento mamográfico, ou seja, realizando a mamografia periodicamente”, explica a mastologista.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia.

Além das ações no Recife, outras 600 mobilizações acontecerão em todo o País durante o mês de outubro. São caminhadas, corridas, palestras, encontros e ações para conscientizar as mulheres a fazerem os exames preventivos.

Giro pela Vida

Em São Paulo, até 12 de outubro, o Instituto Avon realiza a 3ª edição do Giro pela Vida em um dos principais cartões postais da capital, o Parque Ibirapuera. No local, há uma roda-gigante iluminada de cor-de-rosa. Na ocasião, além de se informar, mulheres com mais de 40 anos que visitarem o espaço poderão realizar mamografia gratuita em uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da ação Giro pela Vida é chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, que pode aumentar as chances de cura da doença em até 90%.

Serviço

1ª Corrida Imip e Avon Contra o Câncer de Mama

Dia: 18/10

Inscrição: www.imip.org.br

Valor: R$ 80