Faça o teste e descubra o quanto você sabe sobre provérbios

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/09/2015 às 8:54
quiz FOTO:

Nosso teste convida você, internauta, a interpretar 10 provérbios Nosso teste convida você, internauta, a interpretar 10 provérbios

Várias lições de honestidade, gratidão, obediência, justiça, paciência e persistência estão por trás dos provérbios. Por ser fácil de decorá-los e transmiti-los por causa do formato simples, curto e direto, os ditados populares geralmente são espalhados aos quatro ventos, mas podem ser de grande valia durante atividades de reabilitação cognitiva de pessoas adultas e idosas. Ou seja, vários profissionais de saúde usam os provérbios para realizar trabalhos de estimulação da memória e aumento da concentração.

Preparamos um quiz que convida você, internauta, a interpretar 10 provérbios. Responda as perguntas do teste no fim deste post e veja o quanto você sabe sobre esses ditados populares.

Leia também: 

>> Provérbios são usados em teste de rastreio da doença de Alzheimer

Ao perceber a valia dos ditados populares, a terapeuta ocupacional Mauricéa Tabosa criou o Dominó de Provérbios. “Ele é usado como recurso terapêutico por profissionais e serve também de atividade lúdica para qualquer pessoa interessada em estimular a cognição", diz Mauricéa.

As regras do dominó foram construídas pensando na estimulação cognitiva, na interação social e na aplicabilidade dos provérbios ao cotidiano (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) As regras do dominó foram construídas pensando na estimulação cognitiva, na interação social e na aplicabilidade dos provérbios ao cotidiano (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

As regras do dominó de provérbios foram construídas pensando na estimulação cognitiva, na interação social e na aplicabilidade dos provérbios ao cotidiano. O jogo pode ser um elo entre as pessoas porque proporciona maior motivação para convivência. "Portanto, a pessoa adulta ou idosa será estimulada a se lembrar do complemento dos provérbios, memorizá-los e interpretá-los", acrescenta Mauricéa.

E você? Conhece os provérbios? Responda as 10 perguntas do quiz e veja o quanto você sabe sobre ditados populares. Este quiz tem finalidade exclusivamente lúdica e não serve para ser usado como instrumento de diagnóstico.

[quiz Quiz-Proverbios]