Chicungunha: Pernambuco já registra 13 casos da doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/09/2015 às 9:37
dengue_destaque FOTO:

A chicungunha é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue (Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem) A chicungunha é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue (Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem)

Após confirmar, no início deste mês, a circulação do vírus chicungunha em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, na manhã desta quarta-feira (16), que há mais sete novos casos de chicungunha no Estado. Assim, sobe para 13 o número de pessoas acometidas pela doença em território pernambucano. São dois casos importados da Bahia, notificados em Iguaraci, e nove casos com transmissão autóctone (dentro do Estado), notificados em Iati (8), Agreste de Pernambuco, e no Recife (1). Outros dois casos estão tendo sua linha de transmissão investigadas e foram registrados em Olinda (1) e Itaíba (1), também no Agreste do Estado. Ao todo, a SES já notificou 216 pessoas com sintomas de de chicungunha neste ano. Desse total, 172 já foram descartados.

Leia também:

>> Guillain-Barré: Pernambuco investigará relação da síndrome com zika e dengue

>> Repelentes contra a dengue protegem por curto tempo, alerta Proteste

“A SES já está, junto às secretarias de saúde municipais, realizando ações de bloqueios nos municípios que têm casos confirmados, assim como nas cidades vizinhas, ampliando o nosso raio de atuação. As ações consistem tanto no tratamento casa a casa, ou seja, intensificando as visitas às residências, como os bloqueios com uso de bombas motorizadas costais e carros de fumacê”, diz a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e Chicungunha da SES, Claudenice Pontes.

O vírus do chicungunha é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina. Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chicungunha e dengue ao mesmo tempo.

Em 2014, foram notificados 23 casos suspeitos de chicungunha em Pernambuco. Desse total, 19 casos foram descartados e quatro foram confirmados como importados (um de ocorrência em Brejo Santo, no Ceará, e outro do município de Feira de Santana, na Bahia, além de dois pacientes que visitaram a Colômbia).

Dengue

Até o dia 5 de setembro, foram notificados 99.938 casos de dengue (34.552 confirmados), distribuídos em 185 municípios. Isso representa um aumento de 549,75%% em relação às notificações do mesmo período de 2014, quando foram registrados 15.381 casos suspeitos (6.049 confirmados).

Os municípios com o maior número de casos notificados são: Recife (22.545), Camaragibe (6.465), Jaboatão dos Guararapes (5.323) e Caruaru (3.330), totalizando 37.663 casos (37,69% do total).

Até o momento, foram notificados 102 casos de dengue com agravamento, com 87 confirmações. No mesmo período de 2014, foram 85 confirmações.

Foram notificadas 56 mortes por suspeita de dengue. Do total, 15 foram confirmadas, nove descartadas e as demais estão em investigação. No mesmo período de 2014, houve a notificação de 49 óbitos suspeitos, sendo 40 confirmados.