Câncer ginecológico: Prevalência, diagnóstico e avanços do tratamento em discussão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/09/2015 às 15:14
mulher FOTO:

Imagem de mulher cabisbaixa (Foto: Free Images) Evento chama atenção para prevenção e detecção precoce dos tipos de câncer que mais acometem as mulheres (Foto: Free Images)

O Centro de Oncologia (Ceon) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, promove no dia 12 de setembro, das 8h às 15h, o 1º Simpósio de Oncologia. O evento, que será realizado no Mercure Recife Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade, tem como foco as atualizações em tumores ginecológicos e acontece em parceria com o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). Na lista dos tipos de câncer ginecológico, estão de colo de útero, ovário, endométrio, vulva e vagina.

O simpósio é voltado para oncologistas, clínicos, cirurgiões oncológicos, radioterapeutas e ginecologistas. “Pensamos em reunir todos esses profissionais para tornar a discussão desses tumores de alta prevalência em todo o Brasil desafiadora e acompanhar de perto essa evolução”, diz a oncologista clínica Cristiana Tavares, uma das organizadoras do encontro.

Ela informa que o evento abordará assuntos que estão em alta, como a relação entre HPV e o câncer do colo do útero (palestra ministrada pela professora Maria Luiza Menezes, presidente da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco), além da ligação entre gestação e câncer ginecológico - assunto que será abordado pelo professor Hélio Fernandes Costa, oncologista do Ceon.

Outro tema de destaque é a técnica cirúrgica para o tratamento do câncer de ovário avançado, que vem sendo realizada no Oswaldo Cruz pelo oncologista Tarcísio Reis. “Com muito esforço, as cirurgias têm sido um sucesso”, declara o oncologista, que também é um dos organizadores do evento.

Além de contar com a participação de profissionais do Huoc e do Cisam, o simpósio reúne oncologistas do Sul e Sudeste, como Daniela Freitas, do Hospital Sírio Libanês, que falará sobre tumores femininos; Ademar Lopes, que conversará como os participantes sobre o passado, o presente e o futuro da cirurgia oncológica; e Glauco Balocchi, que palestra sobre a cirurgia do câncer do endométrio. Eles são do A.C. Camargo Cancer Center, um dos maiores centros oncológicos integrados do mundo, localizado em São Paulo.

Serviço:

O investimento para profissionais da área de saúde é de R$ 200. Estudantes e demais participantes pagam R$ 100. Mais informações: 81 3414-7622 / 81 9225-5477 / [email protected].