Recife é o 1º município brasileiro a lançar cartilha em Braille sobre saúde da criança

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/08/2015 às 8:04
Cartilha FOTO:

Cartilha de Saúde da Criança permite que pais deficientes visuais se apropriem de informações sobre saúde preventiva na infância (Foto: Inaldo Lins/PCR/Divulgação) Cartilha de Saúde da Criança permite que pais deficientes visuais se apropriem de informações sobre saúde preventiva na infância (Foto: Inaldo Lins/PCR/Divulgação)

Os pais com deficiência visual passam a contar, nas unidades de Saúde da Família do Recife, com informações em Braille sobre a saúde da criança. A Secretaria Municipal de Saúde acaba de lançar a primeira cartilha do gênero no País, com orientações sobre os cuidados da saúde infantil. A publicação ficará inicialmente disponível para consulta em 146 Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde da capital.

A Cartilha de Saúde da Criança vai permitir que pais deficientes visuais se apropriem de informações sobre imunização da criança, desenvolvimento infantil, aleitamento, orientação sobre o teste do pezinho, além de outras informações sobre saúde preventiva da criança.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, inclusão da pessoa com deficiência ainda é um desafio para a sociedade. "Mas as dificuldades nos move para frente. O lançamento dessa cartilha é um passo grande da política de saúde da pessoa com deficiência e mostra que os desafios podem ser superados", diz.

Dos 451 mil pessoas com deficiência do Recife, 22% têm alguma deficiência visual. "A Prefeitura da Cidade do Recife definiu diretrizes e princípios da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência com proposta de garantir a inclusão social com qualidade de vida. O acesso à informação dessas pessoas representa um eixo estratégico dessa Política Municipal", destaca a técnica da coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência, Flávia Farias.