Blog Casa Saudável entre os 36 mil participantes do ESC 2015, em Londres

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/08/2015 às 13:11
Palestras simultâneas são apresentadas em espaços como esse
Palestras simultâneas são apresentadas em espaços como esse FOTO: Palestras simultâneas são apresentadas em espaços como esse

Até esta terça-feira (1º/9), Londres recebe dezenas de milhares de profissionais interessados nas doenças do coração. A cidade está sediando o congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), o maior evento do continente e um dos maiores do mundo. Até este domingo (31/08), 36 mil pessoas de diversos países se registraram. São palestras e apresentações de estudos, produtos e serviços focadas no entendimento, prevenção e tratamento das cardiopatias.

Palestras simultâneas são apresentadas em espaços como esse Palestras simultâneas são apresentadas em espaços como esse

 

esc6

Estandes e área de palestras Estandes e área de palestras

Convidado pelo laboratório Amgen, o blog também está no ESC 2015. Começamos a participar neste domingo (31) e vamos ficar por aqui até o último dia, buscando alguns estudos, medicamentos e ferramentas interessantes para médicos e, principalmente, para pacientes. O evento é enorme e com vários temas interessantes sendo tratados ao mesmo tempo. Vamos tentar pinçar assuntos interessantes para vocês.

Alguns dos médicos brasileiros presentes no ESC 2015 Alguns dos médicos brasileiros presentes no ESC 2015

Numa volta rápida pela área de estandes, vimos duas ferramentas interessantes. Uma delas é o BePatient, um sistema que conecta médicos e pacientes online através de diversos dispositivos, de smartphones a PCs, usando acessórios como medidores de pressão arterial e de glicose, além de relógios que medem a atividade corporal. De origem francesa, o programa permite que um paciente se relacione com mais de um profissional e vice-versa. Os pacientes podem enviar informações para os profissionais (médicos, nutricionistas, enfermeiros) de casa, seja automaticamente através dos aparelhos ou ele mesmo inserindo comentários e dúvidas. Recursos como gráficos, chat, análise de dados permite o acompanhamento remoto. A BePatient tem entre os clientes 20 hospitais e clínicas de cinco países europeus.

Outra ferramenta é o Virtual Coro, da AstraZeneca. Através de animações 3D, ele explica ao paciente o que está ocorrendo dentro do seu sistema circulatório, explicando os danos que o acúmulo de gordura causa nas artérias e como é o tratamento. Segundo os expositores, a demonstração pode ser personalizada de acordo com critérios como idade e diagnóstico, sensibilizando o paciente para sua situação e motivando-o para o tratamento. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas da Apple e do Android. Falaremos mais sobre aplicativos de saúde em breve.

 

Aqui o Virtual Coro é rodado em óculos de realidade virtual, mas ele também funciona em outros dispositivos móveis Aqui o Virtual Coro é rodado em óculos de realidade virtual, mas ele também funciona em outros dispositivos móveis

Por agora é só, pessoal. Acompanhem conosco algumas das novidades e- principalmente - os alertas que são dados aqui para melhorar a sua saúde e da sua família. Ah! E se você estiver no evento, mande um email para [email protected] para podermos bater um papo. Até mais!